Sobrevôo perigoso

0
1234

O sobrevôo do mosquito transmissor da dengue,  o Aedes aegypti, tem feito vítimas na região.  Por isso, eliminar todo tipo de recipiente que pode servir para proliferação do mosquito é importante. As operações de limpeza da Guarda Civil Metropolitana e Subprefeitura Lapa envolve, sim, a questão social dos moradores de rua, mas também contribui para a saúde pública porque retira das ruas montanhas de lixo e recipientes que, em época de chuva, podem virar criadouros do mosquito.

A Prefeitura deve ficar atenda aos pontos viciados de todo tipo de descarte. O PEV do Pelezão, por exemplo, voltou a sofrer a ação dos sujões depois de mais de uma semana livre de entulhos. A concessionária Inova que presta serviço de coleta para a Prefeitura, tinha até segunda-feira um funcionário monitorando o local. Sem a vigilância, a montanha de entulho fazia vizinhança com os containers vazios da coleta de recicláveis, na manhã de sexta-feira. O mais grave é que em pleno período de chuva e de contaminação pelo mosquito dengue, um pneu foi deixado no topo da montanha. Falta bom senso e consciência. O pneu armazena água e, se não for retirado do local, vai, sim, se tornar um criadouro do Aedes aegypti. 

Na quinta-feira foi apresentado o quarto balanço oficial do ano sobre a situação da dengue pela Secretaria Municipal de Saúde. No período de 4 de janeiro a 28 de fevereiro foram notificados mais de 7500 casos e confirmados 1833 casos de dengue contraídos no município (autóctones). No mesmo período de 2014, a cidade teve 2581 casos notificados e 613 autóctones confirmados. Ao contrário do ano passado, dessa vez não estamos no topo da lista, cerca de 53% dos casos de dengue estão concentrados na Zona Norte. Em 2014 a maioria estava na região da Lapa, Jaguaré e Rio Pequeno. 

Eliminar qualquer recipiente como pratos de plantas, tampinha e garrafa é obrigação da comunidade para prevenir o avanço da doença em sua própria casa. Os sinais de febre, dor no corpo e atrás dos olhos tem lotado o Pronto Socorro da Lapa, hospitais, Unidades Básicas de Saúde e a AMA 24h do Sorocabana. Por dia, o PS Lapa recebe cerca de 20 casos suspeitos. E nem estamos no pico da doença, que é  em abril. Até terça-feira foram notificados 101 casos suspeitos e confirmados 29 só no Pronto Socorro. Já a AMA 24h realizou 330 testes entre janeiro e fevereiro, com 66 casos positivos da doença. Para complicar, o mesmo transmissor da dengue é o responsável pela febre Chikungunya, que chega ao Brasil a partir de ocorrências em países da América Latina e Caribe. Quatro casos foram confirmados em pessoas vindas de fora do município, mas a maior preocupação continua sendo a dengue. Um levantamento parcial da Coordenadoria Regional de Saúde mostra que até o último dia 3 já estavam confirmados 152 casos na região. A lição é simples: o combate ao mosquito dentro de casa é a melhor forma de impedir o avanço da dengue. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA