Instações da CPTM são tombados na Lapa

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Oficinas da SP Railway são exemplares arquitetônicos que marcaram o território paulista

Foi publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo de 27 de abril a resolução do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) que abre o processo de tombamento do perímetro onde se encontram as oficinas da antiga São Paulo Railway (SPR), atualmente usada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com endereço oficial pela Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 1000 (esquina com a Marginal Tietê).

Segundo a resolução, as oficinas são exemplares arquitetônicos que marcaram o território paulista alavancado pelo processo de desenvolvimento ferroviário, e estão se tornando mais raras na paisagem urbana além de serem remanescentes e indutoras de ocupação urbana iniciada no final do século XIX, marcando a formação histórica da região da Lapa de Baixo. O tombamento está embasado em estudos elaborados pela Secretaria de Estado da Cultura – Condephaat – que culminaram com o reconhecimento da importância cultural do Conjunto de Oficinas através da ATA nº 1724, de 7 de outubro de 2013, onde ficou acordado pela Abertura de Estudo de Tombamento.

O perímetro de tombamento é grande: compreende as divisas com Avenida Raimundo Pereira de Magalhães (na Vila Anastácio); via férrea da linha 8-Diamante da CPTM, projeção em linha reta da Rua João Pereira até a Rua Engenheiro Albertin; Rua William Speers (na Lapa de Baixo); muros de divisa de lote entre o terreno do complexo das Oficinas e os lotes voltados para a Rua Félix Guilhem e Avenida Embaixador Macedo Soares (Marginal do Tietê). A resolução salienta ainda que qualquer projeto ou intervenção nesses imóveis, incluindo reparos, deverá ser previamente analisado pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) e aprovado pelo órgão.

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