Acervo da história da Lapa será transferido

0
1680

Foto:

Acervo do Centro de Memória está sendo guardado de forma inadequada

O acervo do Museu da Lapa Miguel Dell’Erba instalado no Centro de Memória e Convívio Cecília Meireles, deve deixar o bairro em breve. Segundo a supervisora de Cultura da Subprefeitura Lapa, Adriana Madalena dos Reis, as peças que guardam a história do bairro deve ser enviado para o Museu da Cidade de São Paulo. O objetivo é preservar o material em local adequado. Adriana diz que a ideia é que o ele retorne para o bairro, quando for encontrado um espaço capaz de resguardar o acervo.

Algumas peças estão expostas e outras guardadas em uma sala como reserva técnica. “Logo que cheguei e vi o acervo naquelas condições, entrei em contato com o pessoal do Museu da Cidade de São Paulo para pedir orientações”, explicou a supervisora de Cultura, que também informou sobre as enchentes que atingem as salas do Centro de Memória.No Museu da Cidade de São Paulo, o acervo da história da Lapa será preservado. “A instituição cuida de todo o acervo patrimonial de museus da cidade e tem estrutura para guardar as peças do museu da Lapa”, salientou Adriana. Dois especialistas da instituição visitaram o Centro de Memória no começo de dezembro e confirmaram a situação precária das instalações. 

De acordo com Adriana, a Subprefeitura nunca deu apoio a casa, mesmo sendo responsável por cuidar e por administrar o Centro. Aliás, o lugar funcionou regularmente até setembro de 2012, quando a biblioteca foi fechada por falta de funcionários e as atividades diminuíram.

O acervo do Museu da Lapa Miguel Dell’Erba ficava em uma sala da Biblioteca Mário Schenberg (Rua Catão) e passou para o prédio da antiga Biblioteca Cecília Meireles da Rua Araçatuba após a reforma em 2008 quando ganhou a denominação de Centro de Memória. 

Moradores não frequentam o Centro

No último sábado (25), o Jornal da Gente esteve em uma sessão de cinema no Centro. O filme exibido foi “A Regra do Jogo”, de Jean Renoir. No local, tinha apenas duas pessoas. O projeto, que começou em janeiro deste ano, já apresentou clássicos, como “Casablanca” e “O Mágico de Oz”. Adriana avisou que mais projetos são oferecidos pelo Centro. Ela planeja mais atividades, mas alega que ainda tem muitas dificuldades, pois faltam equipamentos no local. O projetor, por exemplo, é um empréstimo do Tendal da Lapa. Com intuito de trazer mais pessoas para o Centro de Memória e Convívio, na quinta-feira (7), às 14h, haverá uma reunião na sede da Rua Araçatuba, 552. Na ocasião, os moradores poderão discutir as dificuldades do Centro e dizer quais  atividades gostariam de ter no local. (AS)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA