Faixa na Scipião já gera prejuízo

0
1299

Foto:

Placas na Rua Scipião indicam proibido estacionar nas laterais da via

Desde segunda-feira, dia 1º, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantaram 300 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus na Rua Scipião, entre as ruas Faustolo e Guaicurus, no sentido Água Branca. A nova faixa exclusiva para o transporte público funciona de segunda a sexta-feira das 6h às 10h e das 17h às 20h. São dois quarteirões de faixa que estão prejudicando comerciantes e moradores da rua. “Já estamos sentindo o impacto da mudança porque somos atacadistas e precisamos de uma área de embarque desembarque de carga. A faixa foi pintada na calada da noite, sem maiores avisos e sem ouvir a vizinhança”, afirma o comerciante da Scipião, José Antônio Lobato, que trabalha no local há 15 anos. Outro aspecto atrapalha é a proibição de estacionamento no lado esquerdo da calçada.

Para o morador Elias Machado, a faixa é desnecessária e perigosa. “Não vejo necessidade da faixa exclusiva nesse trecho tão pequeno, pois poucas linhas de ônibus passam aqui. E pelo que vemos na faixa da Faustolo, esta faixa pode se tornar pista de corrida para ônibus, causando acidentes”, explica o morador da Scipião. Segundo a SPTrans, no trecho circulam seis linhas de ônibus, numa frequência de 46 ônibus por hora, que transportam 58 mil pessoas por dia, em média.

A ativação da nova faixa exclusiva está em período de adaptação até 15 de junho, quando os agentes de trânsito orientam os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. 

Segundo os moradores e comerciantes, os agentes não foram vistos esta semana no local. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20. 

Novo trecho de faixa na Lapa começa na segunda-feira

A partir desta segunda-feira, 8, a CET e a SPTrans implantam mais 500 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus no corredor formado pelas ruas Barão de Jundiaí e Clélia. O novo trecho fica entre as ruas Domingos Rodrigues e Jeroaquara, no sentido centro. A nova faixa exclusiva para o transporte público funcionará de segunda a sexta-feira das 6h às 11h e das 16h às 20h.

Segundo a SPTrans, nesse trecho das ruas Barão de Jundiaí e Clélia, circulam 13 de linhas de ônibus, numa frequência de 61 ônibus/hora, que transportam 83 mil pessoas por dia, em média. A fiscalização começa no dia a partir de 22 de junho.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA