Conversa com Verso recebe o Trio que Chora e Ione Papas

0
2506

Foto:

Grupo Trio que Chora se apresenta com a cantora Ione Papas no Aúthos Pagano

Para celebrar 9 anos, o projeto Conversa com Verso recebe no sábado (29), às 16h, no Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano (Rua Tomé de Souza, 997), o grupo Trio que Chora, com a participação da cantora Ione Papas. A entrada é franca.

O Trio que Chora é formado por Marta Ozzetti (flauta e voz), Rosana Bergamasco (violão sete cordas e voz) e Cássia Maria (percussão e voz). Seu trabalho contempla a diversidade rítmica, pois além da flauta, do violão sete cordas e do pandeiro, o Trio utiliza em suas apresentações por várias cidades brasileiras, uma variedade de instrumentos percussivos, universo sonoro registrado no disco Setembro de 2012.

No repertório, composições de grandes mestres com arranjos próprios, como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Zequinha de Abreu, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim ao lado de compositores contemporâneos como Paulinho da Viola, José Miguel Wisnik, Toninho Ferragutti, Thadeu Romano, Edmilson Capellupi, Zé Barbeiro, Rosana Bergamasco e autores da MPB como Paulo Vanzolini, Noel Rosa, Ataulfo Alves, Dona Ivone Lara, Nelson Cavaquinho, entre outros.

Já Ione Papas, estreou seu primeiro show em 1987 cantando Noel Rosas, tornando-se uma grande estudiosa sobre a vida e a obra desse autor. Fruto dessas pesquisas lançou em 2000, o seu primeiro álbum, “Noel por Ione”. Em 2007 apresentou o seu segundo disco, “Na linha do samba”, elogiado pela crítica especializada. Nos últimos anos a artista tem apresentado o seu trabalho nos circuitos musicais de várias capitais brasileiras, especialmente no “Ó do Borogodó”, a mais tradicional casa de Choro e Samba de São Paulo.

Para esta apresentação o Trio que Chora, além de repertório próprio, convida ao palco a cantora Ione Papas, com quem desenvolveu um trabalho de pesquisa sobre autores brasileiros da MPB, que compuseram choro, mas não representam este gênero. São composições cantadas de Martinho da Vila, Luis Melodia, Caetano Veloso, Alberto Ribeiro, Joyce, Eduardo Dusek, Godofredo Guedes, Chico Buarque, entre outros, com arranjos próprios, criados coletivamente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA