A raiz do problema

0
1188

O período de verão se aproxima e com ele a previsão de ventanias e chuvas que, muitas vezes, causam queda de arvores sobre as ruas, carros, casas e até pessoas pela Cidade. Muitas levam ao chão a fiação elétrica enroscada em galhos, provocando a queda de energia. Os prejuízos são muitos, tanto em residências quanto no comércio.

 
A Lapa é uma das subprefeituras mais arborizadas da Cidade. A fila de pedidos é grande e as reclamações constantes nas reuniões de zeladoria, do Cades Lapa, do Conselho Participativo e até dos Consegs (Lapa, Leopoldina e Perdizes) devido longa espera pelo serviço, mas a solução pode estar a caminho. O prefeito Fernando Haddad lançou na quarta-feira (26) o Plano Intensivo de Manejo Arbóreo (PIMA) para os serviços de podas, remoções e plantio de árvores, justamente, com o objetivo de reduzir o risco de quedas durante o período de chuvas.

 
Baseado no Sistema de Gerenciamento das Árvores Urbanas (SisGau), que registra 650 mil exemplares mapeados, as equipes da Prefeitura serão reforçadas para aprimorar as vistorias técnicas nas árvores. O plano terá início na terça-feira (1º) e também pretende atender solicitações da comunidade feitas pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), diminuindo o tempo de espera.

 
Pela massa arbórea significativa, a Lapa está entre as oito subprefeituras que terão prioridade no PIMA, com Sé, Pinheiros, Butantã, Santo Amaro, Vila Mariana, Ipiranga e Mooca. Juntas elas têm 42% das árvores do viário da Cidade e 62% das quedas registradas nos últimos dois anos. As oito subprefeituras também correspondem a 44% das reclamações registradas no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Ao longo de todo o ano de 2014, foram registradas 2.163 quedas de árvores, algumas na região da Lapa.

 
Cerca de 50% das interrupções do fornecimento de energia na cidade são causadas por queda ou atrito de árvores com a rede elétrica. Vila Romana, Leopoldina, Alto da Lapa e Pompeia estão entre as regiões mais afetadas em época de verão.

 
Na tentativa de solucionar também os problemas de interferências da fiação elétrica, a Prefeitura firmou uma parceria com a concessionária AES Eletropaulo para manejo de espécies. Só na região da Lapa, cerca de 800 árvores enroscados em fios da rede elétrica aguardam na fila de atendimento.

 
A partir do convênio, a concessionária será responsável pelo serviço e deve zerar o estoque de solicitações (com fiação entre os galhos) pendentes da Prefeitura em 180 dias e as novas em até 90 dias. Com o plano e a parceria, a gestão de Fernando Haddad pode resolver boa parte da raiz do problema ambiental da região.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA