Educar é transformar

0
1463

A educação faz toda diferença na vida das pessoas. É dentro da família que se aprende os primeiros passos e regras para o convívio social. Como dizia o Patrono da Educação Brasileira, professor Paulo Freire, educar é transformar. Tanto ele acreditava nessa transformação que idealizou o Instituto que leva seu nome, com sede no Alto da Lapa. Freire desejava reunir pessoas e instituições que, movidas pelos mesmos sonhos de uma educação humanizadora e transformadora, pudessem aprofundar suas reflexões, melhorar suas práticas e se fortalecer na luta pela construção de um outro mundo possível. Por sua importância nacional e internacional, Paulo Freire foi declarado patrono da educação brasileira em 2012. Neste sábado Paulo Freire completaria 94 anos.

O nosso patrono da Educação foi citado pelo prefeito Fernando Haddad como uma referência por sua luta para transformar educação no País durante a sanção do Plano Municipal de Educação. O primeiro Plano de Educação da Cidade estabelece 13 metas e 14 diretrizes para orientar o planejamento da Educação na capital paulista pelos próximos 10 anos.
Um dos destaques do Plano é a fixação de que 1/3 do orçamento da Cidade para a área de Educação. Numa Pátria Educadora, onde o governo federal corta recursos da Educação, com universidades Federais sucatadas, paralisadas, a sanção do Plano Municipal de Educação de São Paulo é mesmo um avanço.

Durante a cerimônia, o prefeito destacou que mesmo com tantos problemas, a Educação melhorou com os programas de inclusão que dá oportunidade a pobres e negros de ingressar na universidade.
Dados de um levantamento divulgado pelo IBGE mostra que uma população com mais escolaridade tende a conseguir empregos mais bem remunerados, melhorando a qualidade de vida, a distribuição de renda e a redução da pobreza. Ou seja, a educação prepara as pessoas para enfrentar os desafios da vida e do mercado de trabalho com sucesso.

O Plano Municipal de Educação chega com diretrizes importantes como a superação do analfabetismo e metas para a valorização do professor, diminuição de alunos por sala de aula, aumento do financiamento de 31 para 33% do orçamento, ampliação do atendimento de crianças de zero a 3 anos entre outros pontos de um texto que precisa ser concretizado, com urgência, para transformar as pessoas na construção de um outro mundo possível, mais justo e humano, como sonhou Paulo Freire.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA