Um plano para educação

0
1244

Desde o ano de 2008 educadores, familiares, estudantes e demais representantes da sociedade civil vem debatendo e formulando um Plano de Educação para a Capital. Foram anos de estudos, audiências públicas, reuniões e encontros em escolas, nas Diretorias de Educação, na Secretaria de Educação e na Câmara dos Vereadores.
Esse esforço participativo e democrático gerou o primeiro Plano Municipal de Educação da Cidade, um Plano de Estado e não de Governo como sempre defendemos, com 13 metas e diversas estratégias para a concretização de cada uma das metas dentro de período de 10 anos.
Os principais avanços conquistados no Plano Municipal de Educação são: ampliação do financiamento da educação de 31 para 33% dos recursos orçamentários; a diminuição do número de alunos por professor em todos os anos letivos; a universalização do atendimento às crianças de 0 a 3 anos, zerando a fila por vagas em creche; a expansão das oportunidades de ensino superior em parceria com os Governos Estadual e Federal; o fortalecimentos dos mecanismos de gestão democrática, a erradicação do analfabetismo dentre outras.
Além disso, ter um PME tira a educação do improviso e convoca o Governo, as comunidades locais e a Sociedade Civil a planejarem melhor sua atuação, fortalecer as parcerias e trabalhar com mais intensidade para obtenção da grande meta do Plano (http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br) que é garantir educação de qualidade social para os cidadãos da nossa cidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA