Música Portuguesa é destaque na programação de Outubro da Unibes Cultural

0
1200

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo e a Unibes Cultural apresentam um ciclo de palestras seguido de um grande concerto sobre música portuguesa entre os dias 13 e 15 de outubro, a partir das 20h.

Intitulado “Viagens e História – Portugal, Aldeias, Vilas e Música Sefardita”, o evento dá luz às composições de um dos principais músicos portugueses: Fernando Lopes-Graça. Considerado um dos maiores compositores do século XX, é autor de vastíssima obra musical e literária.

As palestras serão ministradas pelo musicólogo português, professor doutor José Maria Pedrosa Cardoso, da Universidade de Coimbra, e pelo pianista e professor José Eduardo Martins. Finalizando o ciclo, haverá recital histórico: Martins tocará “Viagens na Minha Terra” para piano solo com datashow preparado pelo professor Pedrosa Cardoso e, na segunda parte, o pianista acompanhará a soprano portuguesa Rita Morão Tavares na primeira audição mundial dos 12 “Cantos Sefardins” (1969).

O ciclo tem início no dia 13, com uma palestra de José Maria Pedrosa sobre “A Alma da Portugalidade em Viagens na Minha Terra e em Canções Sefardins de Fernando-Lopes Graça”, seguido de debate com José Eduardo Martins, que abordará a “Música erudita portuguesa através dos séculos e sua inserção na era da globalização”.

No dia 14, o público poderá assistir a uma palestra Ilustrada do pianista José Eduardo Martins: “Em torno de ‘Canto de amor e de Morte’ (original para piano – 1961), de Fernando-Lopes Graça – Mors Certa, Hora Incerta”. Martins interpretará “Canto de Amor e de Morte” e outras obras de Lopes-Graça.

Já no dia 15 acontece um grande recital em torno da “Alma da Portugalidade em Viagens na Minha Terra e em Canções Sefardins de Fernando-Lopes Graça”, com participação da cantora portuguesa Rita Morão Tavares, do pianista José Eduardo Martins e do musicólogo José Maria Pedrosa Cardoso.

A música Sefardita tem origem judaica e constitui uma herança cultural de quase 5.800 anos e vem se transformando constantemente. Os sefarditas são os judeus que viveram na Península Ibérica até o fim do século XV.  Quase toda a cultura tem uma forte influência dos mouros, que expandiram seu império pela costa mediterrânea na Europa e no norte da África.

As canções sefarditas têm categorias e funções relacionadas aos grandes ciclos, como por exemplo o ciclo da vida (nascimento, casamento e morte) e o ciclo anual (correspondente às festas do calendário judaico).

O programa completo e a obtenção de ingresso estão disponíveis pelo site da Compre Ingresso: www.compreingressos.com/unibescultural. As vagas são limitadas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA