Nathalia Catharina estreia sua versão para “Anatomia da Melancolia”

0
1148

Entre 23 de outubro e 2 de novembro, a bailarina e coreógrafa Nathalia Catharina ocupa o Espaço Cênico do Sesc Pompeia para a temporada de estreia de seu solo “Anatomia da Melancolia – experiência I”. Trata-se de um mergulho na obra homônima do teólogo inglês Robert Burton, escrita em 1621, para abordar a melancolia como corporeidade capaz de revelar dados significativos de nossa realidade presente.

Fruto da profícua parceria com o dramaturgo Ivan Delmanto, a pesquisa considera a melancolia como uma espécie de patologia social contemporânea ligada à perda da experiência e memória coletivas e, a partir daí, reveladora da emergência de uma nova realidade histórica, econômica e social.

O trabalho leva em conta o corpo como medida de todas as coisas e a melancolia como sintoma inevitável de um esvaziamento psíquico e criativo. “Expressar esse vazio é preenchê-lo de percepções que rememoram e ressignificam o passado e, desse modo, resistir à órbita vazia que caracteriza o mundo contemporâneo. Talvez seja na vastidão do vazio melancólico que poderemos encontrar um novo sentido para nosso corpo histórico esquecido”, presume Nathalia Catharina.

Na construção desse corpo político-melancólico, o solo identifica traços de uma ordem social global mais ampla à qual o estado melancólico não se configura apenas como ação contemplativa e nostálgica, mas, sobretudo, como negação e resistência a um mundo produtor de ruínas concretas e subjetivas. O espetáculo fica em cartaz quinta, sexta e sábado, às 21h, e aos domingos, às 19h, no Espaço Cênico. Os ingressos custam de R$ 6 a R$20.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA