6ª Virada Inclusiva terá atrações acessíveis e gratuitas para todos

0
1152

Em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove a 6ª edição da Virada Inclusiva durante os dias 3, 5 e 6 do mês comemorativo com uma programação inclusiva, acessível e gratuita para pessoas com e sem deficiência participarem juntas de atrações culturais, esportivas e de lazer. Organizada por parcerias entre órgãos públicos e instituições da sociedade civil, a iniciativa promoverá em todo o estado atividades em ruas, praças, parques, museus e teatros. O evento conta ainda com parceiros como a CPTM, o Metrô e o Atende. A programação completa está no site http://viradainclusiva.sedpcd.sp.gov.br/.

No dia 3 de dezembro, às 13h, acontece a abertura da Virada Inclusiva no Conjunto Nacional com a exposição “Jogos Paralímpicos: Espírito em Movimento” composta por 12 painéis que contam a história do paradesporto, tema desta edição. Entre os destaques da programação, está o Action Park, atividade que desafiará pessoas sem deficiência a percorrerem com cadeira de rodas um circuito que simula 7 obstáculos do dia a dia enfrentados pelas pessoas com deficiência, como paralelepípedo, tampa de bueiro, rampa com inclinação inadequada e passagem estreita. O objetivo da atividade é sensibilizar arquitetos, urbanistas e a população em geral para que a acessibilidade seja lembrada na projeção de ruas, calçadas, edifícios públicos e privados. A ação estará no Parque Villa-Lobos na quinta-feira, das 10h às 16h e no sábado, das 9h às 17h.

Ainda na quinta-feira, das 14h às 16h, o fotógrafo João Kulcsár ministrará no Parque da Água Branca oficina de fotografia para pessoas com e sem deficiência visual (estas, com os olhos vendados) permitindo que os participantes agucem outros sentidos que não a visão para capturarem as imagens. No Teatro Sérgio Cardoso, a partir das 19h, a cantora de MPB Fabiana Cozza se apresentará com o rapper Billy Saga, o ator Edgar Jacques e o violonista cego Renato José.

No sábado, às 10h, acontece a tradicional Caminhada pela Inclusão, com ponto de partida na Praça Oswaldo Cruz e destino ao vão livre do Masp. A partir das 11h, o Museu do Futebol promove o Artilheiro Adaptado, jogo educativo para introduzir o público ao futebol de cinco, ou futebol para cegos, onde todos praticarão o esporte com os olhos vendados e bola de guizo. A Casa das Rosas receberá às 15h o único ballet profissional de cegos no mundo com apresentação do Ballet de Cegos da Associação Fernanda Bianchini.

No domingo, a partir das 9h, a Praça dos Ciclistas, na Avenida Paulista, será palco da Bicicletada Inclusiva, atividade em que ciclistas podem levar suas bicicletas ou utilizar algumas que estarão no local, como as hand bikes, para pessoas com deficiência nos membros inferiores, e as tanden, em que uma pessoa sem deficiência pedala no assento da frente e o ciclista com deficiência visual, no de trás. O encerramento da Virada Inclusiva se dará às 20h, com o show de Chico César e banda no Memorial da América Latina, Praça da Sombra.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA