A Próxima Companhia realiza pré-estreia de seu novo trabalho

0
1407

Pela primeira vez, A Próxima Companhia realiza apresentações de espetáculo “Cobertas d’Alma – A Fábula de Reminiscor” em sua sede na Rua Faustolo, 101. As apresentação serão feitas de quarta a domingo (2 a 6), às 21h. O novo espetáculo é fruto da pesquisa do grupo com direção de Cida Almeida sobre a memória e da ancestralidade. O grupo partiu do rito fúnebre de matriz popular chamado Cobertas d’Alma, que acontece em algumas cidades e regiões do Brasil, como estrutura primordial da encenação. No ritual tradicional uma pessoa é escolhida para representar o morto e este escolhido deverá ser vestido tal e qual o falecido para que seus familiares presentes possam se despedir dele recontando e revivendo momentos importantes de sua vida e escutando as últimas despedidas. O processo, iniciado em 2010, inspirou a criação de máscaras de anciãos pelos atores.

Em Cobertas d’Alma – A Fábula de Reminiscor, as anciãs da cidade mítica de Reminiscor precisam realizar o enterro de seu último filho, a partir do ritual da coberta d’alma. Desta forma, recontam e revivem as histórias do falecido, para que a partir de suas lembranças a cidade não caia no esquecimento. A encenação da peça potencializa a força das imagens construídas com as máscaras, estabelecendo um tempo e um ambiente específico para a realização do ritual por meio dos elementos cênicos, cenários, figurinos e com toda a trilha sonora executada ao vivo, criando uma sonoridade específica desta cidade.

O tema central da peça sensibiliza por se tratar de um pensamento ao qual todos compartilham: a questão da finitude do humano. E de forma a contrapor essa questão por vezes tão densa e delicada surgem, como respiros, relatos pessoais dos atores e atrizes, nos quais estes contam passagens que suas vidas, de forma a aproximar e estreitar as relações com o público que se identifica com estas memórias e rememoras as suas próprias. A entrada é na modalidade pague quanto puder.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA