Jornada do Patrimônio abre imóveis na região para visitação

0
1214

Quatro imóveis da região participaram da primeira edição da Jornada do Patrimônio realizada no sábado e domingo (12 e 13) pela Secretaria Municipal de Cultura. A Casa de Cultura Tendal da Lapa, o Sesc Pompeia, a Casa Amarela e a Sociedade Beneficente União Fraterna participaram do evento que abriu as portas para a comunidade conhecer os prédios que fazem parte da história da região.

A União Fraterna recebeu no domingo (13) representantes da comunidade e alunos de arquitetura para apresentar o projeto de restauração da sede da entidade, construído em 1932, que será realizada pelo Instituto Anastassiadis. Em palestra dos arquitetos Ana Marta Ditolvo e Vinicius Langer Greter, os visitantes conheceram um pouco da importância histórica do prédio para a região e a mudança de seu perfil de uso de acordo com a demanda da União Fraterna.

A Casa Amarela, na Vila Romana, também abriu as portas à comunidade. “A experiência foi maravilhosa, pois a missão da Casa é ser um espaço para compartilhar, de convivência e troca de experiências e memórias. E isso a Jornada nos ajudou a trazer gente de todas as idades para resgatar suas memórias familiares ou da região”, explica Janice De Piero, proprietária da Casa, que foi construída por seu bisavô em 1921 e por lá passaram diversas famílias de imigrantes que chegaram ao país e se firmaram na região. Quem passou por lá também pôde ver a exposição “De casa a caso”, cujas obras da instalação foram criadas a partir de objetos antigos, documentos e fotos pertencentes à família, vizinhos e amigos da Vila Romana.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA