O ano que não terminou

0
1463

Foto: Arquivo JG

Arquivo JG
Maria Isabel Coelho

Esta semana o prefeito Fernando Haddad visitou a Subprefeitura Lapa para lançamento do pátio piloto da primeira central de compostagem de Feiras e Jardins Sustentáveis, desenvolvido na área de serviços na Lapa de Baixo. O Projeto adota um sistema de compostagem de resíduos orgânicos baseado em método criado pela Universidade Federal de Santa Catarina e o Cepagro (Centro de Promoção e Estudos da Agricultura de Grupo) que transforma restos de feiras (folhas, legumes e frutas) e poda de arvores em adubo ecológico. Ao lado da vice-prefeita Nadia Campeão, do presidente da concessionária Inova Reginaldo Bezerra, e do secretário de Serviços Simão Pedro, Haddad elogiou o subprefeito por ter encampado o projeto. A Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana) teve a iniciativa e consultou subprefeito que aceitou o desafio, mesmo sabendo do trauma causado pelo forte odor da ex-usina de compostagem da Vila Leopoldina. Em leiras cobertas por palhas, 35 toneladas de resíduos de feiras foram usadas no projeto, economizando o deslocamento e o uso do aterro sanitário. O equipamento é o primeiro da cidade de São Paulo. “Para uma metrópole, é muito importante recolher os resíduos das feiras e descartar de forma correta, economizando o aterro sanitário. Temos estudos que mostram que podemos reduzir em 10%, 15% e 20% o volume do que é destinado hoje para os aterros”, disse o prefeito, destacando a parceria do subprefeito da Lapa por contribuir na diminuição dos investimentos e aumentar a vida útil dos aterros. “O que estamos fazendo aqui é paradigma para o mundo, não só para a América Latina”, afirmou Haddad. “Queija foi um golaço (esse projeto)”, afirmou Haddad.
Parece que o subprefeito ganhou a admiração do prefeito. Nos bastidores da política local, a saída do Queija do cargo já virou dúvida. Como o ano ainda não terminou, resta saber se Haddad vai aproveitar a distração da comunidade com as festas de fim de ano para trocar o comando no gabinete da Guaicurus 1000.
É preciso ficar atento. Outros dois fatos importantes estão previstos para acontecer na Câmara Municipal, no início da semana: a votação do Projeto de Lei do Orçamento 2016 – que estima receita e fixa despesas em R$ 54 bilhões – e a Lei de Zoneamento – que determina o que poderá ser feito em cada canto da Cidade.
Em um ano difícil, atravessamos a turbulência e encerramos essa edição, na expectativa do desfecho da crise política Nacional, desejando a todos um Feliz Natal e um 2016 melhor do que o ano que não terminou. Retornaremos na primeira semana de janeiro. Até lá!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA