Show homenageia compositor paulista de sambas

0
1093

A Choperia do Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93) recebe neste sábado (19), às 21h30, um show homenagem ao compositor do samba paulista Geraldo Filme, em referência aos vinte anos de sua morte. Os artistas do Liturgia de Bamba se unem ao Samba de Roda de Pirapora, à velha guarda da Vai-Vai, ao rapper Max B.O. e aos sambistas Icéi Mirian, Tadeu Kaçula e Graça Cunha para cantarem juntos as principais composições do sambista, morto em 1995. Os ingressos custam de R$ 9 a R$ 30.

Geraldo Filme de Souza veio pequeno para a capital. O pai tocava violino, mas foi com a avó que conheceu os cantos de escravos, que influenciaram sua formação musical.  Com o nome ligado à história do carnaval paulista, Geraldo era respeitado e querido por todas as escolas, mas lembrado principalmente por sua ligação com a Vai-Vai.

Nos últimos anos de vida, trabalhou na organização do Carnaval na cidade de São Paulo, tornando-se uma referência da cultura negra paulistana. Deixou poucas gravações e boa parte de sua obra continua desconhecida.  Suas composições podem ser ouvidas em gravações de Beth Carvalho (BC Canta o Samba de São Paulo), Osvaldinho da Cuíca (História do Samba Paulista), grupo A Barca, entre outros.

O show Vinte Anos Sem Geraldo Filme tem a proposta de mostrar toda a influência histórica, musical e cultural deixada pelo músico através da mescla de convidados mais velhos, com bagagem e história relacionada a Geraldo Filme, e convidados mais jovens, sambistas, que se preocupam em manter vivo o legado deixado por esse grande baluarte do samba paulista.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA