Sesc Pompeia recebe a peça ‘Uma Ilíada’

0
2216

O Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93) recebe até 31 de janeiro a peça “Uma ilíada”, com direção e atuação de Bruce Gomlevsky. O clássico do teatro grego é uma adaptação do texto An Iliad, da diretora e do ator americanos Lisa Peterson e Denis O’Hare. Com tradução especialmente feita por Geraldo Carneiro, Bruce revive a tradição dos antigos contadores de histórias, como os griots africanos ou os xamãs que, cercados pelo seu povo, ao redor de uma fogueira, passavam adiante seu conhecimento e suas histórias.

Uma Ilíada busca a conexão com os aspectos mais essenciais do teatro. Abrindo mão de quaisquer elementos ou artifícios, a peça vale-se basicamente do trabalho do ator e da comunicação direta com seu interlocutor. O texto apresenta a história da Guerra de Troia ao mundo contemporâneo, tratando de temas ainda atuais como a escolha entre valores materiais e morais, a ira, a sede de guerra e suas consequências. A peça pode ser vista sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. Os ingressos custam de R$ 7,50 a R$25.

A Ilíada, poema épico de autoria de Homero, escrito há cerca de 3 mil anos, é um conjunto de mais de 15 mil versos, reconhecido como o mais antigo e extenso documento literário grego – e ocidental.É considerada a obra fundadora da literatura ocidental e uma das mais importantes da literatura mundial.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA