Secretário visita novas instalações da Hora Certa

0
1477

Foto:

Alexandre Padilha recebe demandas de conselheiros de saúde durante visita

O secretário municipal de Saúde Alexandre Padilha visitou na sexta-feira, 15, a arena cirúrgica da unidade da Rede Hora Certa recém-instalada no estacionamento do Pronto Socorro da Lapa. A estrutura substitui a carreta móvel do programa que será usada em Santo Amaro. A arena conta com sala de espera, sala de consultório oftalmológico e de exames, sala de coleta de exames laboratoriais, sala cirúrgica, sala de estabilização e de recuperação, em um só local.

Segundo Padilha, com a instalação da arena, o número de atendimento deve aumentar de 120 para 450 por dia. “É uma estratégia da Rede Hora Certa para reduzir o tempo de espera para fazer cirurgia (de pequena e média complexidade como hérnia, catarata, varizes, entre outras). É uma estratégia nova esse hospital dia onde a pessoa faz a cirurgia e vai para casa. Alguns lugares tem hospital fixo como é o caso do Sorocabana. Com isso conseguimos fazer a fila andar. Tem gente que esperava 2, 3, 4 ou 5 anos para fazer uma cirurgia em hospital”, revela o secretário.

Padilha explicou que a pessoa agenda na Unidade Básica de Saúde: “A confirmação do dia da consulta é feita por telefone ou SMS e depois a pessoa vem aqui para fazer a cirurgia”.
Reabilitação – O secretário disse que a inauguração do CER (Centro Especializado em Reabilitação II da Lapa que fica dentro do Hospital Sorocabana) será marcada entre os dias 23 e 30 de janeiro. “A gente quer fazer a cerimônia de inauguração entre o dia 23 a 30 de janeiro, como um presente pelo aniversário de São Paulo (que é dia 25)”, promete Padilha.
Já sobre a reforma e reabertura do Hospital Sorocabana, o secretário afirma que continua em negociação com o governo do Estado (dono do imóvel – para decreto de posse).
UBS – A instalação das Unidades Básicas de Saúde nos CDCs (Clube da Comunidade) da Rua Sepetiba e da Lapa de Baixo (Bento Bicudo) estão confirmadas. Já a UBS do Jaguaré, Padilha disse que o processo de transferência da área (Abastecimento) do sacolão para a Saúde está em andamento.

Dengue – O secretário se mostrou preocupado com os casos de dengue. “Em 2015 tivemos 700 mil casos no Estado de São Paulo, 100 mil casos na Cidade. Visitamos a casa de todo mundo que teve dengue em 2015 para saber se a pessoa mudou o hábito, mas infelizmente achamos larva em casa de gente que já teve a doença. “O mosquito Aedes aegypti gosta de conviver com o ser humano, ele está onde tem gente durante o dia, então precisamos cuidar da nossa casa, do ralo do banheiro, o pratinho de planta, da bandeja da geladeira, porque é ali que está o foco do mosquito”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA