“É preciso envolver a comunidade na discussão de ciclofaixas”, diz vereador

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Vereador diz que é preciso trabalhar bem para que a bicicleta não gere desconfiança

O vereador José Police Neto (PSD) visitou a Vila Leopoldina na manhã de sábado (16). Ele fez o percurso de bicicleta pela ciclovia de sua casa na Zona Sul até a Vila Leopoldina. Police esteve na nova ciclofaixa que, em fase de implantação, tem gerando polêmica no bairro por seguir pela Rua Barão da Passagem (zona residencial e um quarteirão com comércio) e pela Mergenthaler – que tem concentração de estabelecimentos comerciais e de serviços. O trecho da Barão da Passagem entre a Passo da Pátria e Carlos Weber (de comércio) é apontado como perigoso por ser mais estreito e com mão duplo de tráfego. Já na Mergenthaler a reclamação é que a faixa para ciclistas elimina vagas de estacionamento para clientes e de carga e descarga de mercadorias. Entre as deficiências do projeto apontadas pela comunidade está a falta de diálogo com moradores e empresários do trajeto além de imperfeições no asfalto onde foi pintada a ciclofaixa.

Cerca de dez pessoas passaram de bicicleta no trecho da ciclofaixa da Barão da Passagem (entre Passo da Pátria e Carlos Weber), nos 20 minutos que o vereador permaneceu no local “Estou vendo que vai pegar”, observou Police. “Você pode discutir o melhor circuito, mas temos que lembrar que da mesma forma que você oferece infraestrutura para o carro e para o ônibus passando pelos mesmos locais que tem oferta de comércio e serviço, para bicicleta é a mesma coisa. É preciso ter muito cuidado para ver como compatibilizar as modalidades nesse espaço reduzindo concorrência”.

Para o vereador, mais estudo e envolvimento da Subprefeitura, Conselho Participativo e associações do bairro são fundamentais para uma decisão mais acertada. “Temos que trabalhar muito bem para que a bicicleta não gere desconfiança, gere o convencimento das pessoas que ela pode ajudar a atividade comercial e fluxo regular de alunos para as escolas. Imaginar que parte dos alunos possa se deslocar para a escola de bicicleta com segurança é absolutamente adorável. O carro é importante para o transporte dos trabalhadores e de parte da nossa economia, mas não é o único meio (de deslocamento), experimentar um pouco de trechos a pé, de bicicleta ou de transporte coletivo é sempre muito importante”, afirma Police Neto.

CET informa trajeto

A CET informa que a cilofaixa da Leopoldina faz parte da ciclovia Lapa que terá ligação com da Avenida Dr. Gastão Vidigal (próximo ao Ceagesp) e Avenida Sumaré, com  o seguinte  trajeto; Trecho Lapa – Vila Leopoldina / City Lapa – pela Rua Mergenthaler entre a Av. Dr. Gastão Vidigal (ciclovia existente) e a Rua Carlos Weber  entre Rua Mergenthaler e Rua Barão da Passagem; Rua Barão da Passagem entre Carlos Weber e Rua Belmonte; Rua Belmonte entre Barão da Passagem e Rua dos Aliados; Aliados entre Rua Belmonte e Duarte da Costa, Tomé de Souza entre Barão da Passagem e Rua Pio XI; Rua Pio XI entre Tomé de Souza e Coriolano (ciclovia existente). E depois pelo Trecho Lapa – Vila Romana / Perdizes pela Rua Coriolano entre Pio XI e Rua Cláudio (já implantada); Rua Claudio entre Rua Coriolano e Rua Dr. Rafael Correia; Rua Dr. Rafael Correia entre Rua Claúdio e Rua Frei Henrique de Coimbra; Rua Frei Henrique de Coimbra entre Rua Dr. Rafael Correia e Rua Min. Ferreira Alves; Rua Min. Ferreira Alves entre Rua Frei Henrique de Coimbra e Rua Dr. Augusto de Miranda; Rua Dr. Augusto de Miranda entre Rua Min. Ferreira Alves e Rua Padre Chico; Rua Padre Chico entre Rua Dr. Augusto de Miranda e Rua João Ramalho (ciclovias existentes Rua João Ramalho e Av. Sumaré).

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