Cuidar do futuro

0
2259

Na semana do 462º aniversário de São Paulo, comemoramos a data entregando a cada zona da cidade um novo estabelecimento de saúde: o Rede Hora Certa Cidade Tiradentes, na Leste, a UBS Cantinho do Céu, na Sul, o Núcleo de Adoção de cães e gatos do CCZ, na Norte. Iniciamos na Zona Oeste, com a inauguração do Centro Especializado em Reabilitação II (CER Lapa), em 26 de janeiro. O serviço, que já está funcionando no complexo do antigo Hospital Sorocabana, é referência no atendimento de reabilitação física e intelectual para uma ampla região.

Como Ministro da Saúde, no âmbito do Plano Nacional para Pessoas com Deficiência, criamos o conceito do CER como equipamento autônomo. Isso é essencial, porque felizmente lidaremos cada vez mais com a necessidade de reabilitação para diversas deficiências. O acesso ao sistema de saúde e a tecnologia criam condições para que pessoas que antes não sobreviveriam à infância, hoje atinjam a idade adulta.

Detectamos mais doenças no teste do pezinho, possibilitando tratamento precoce. Com o SAMU, conseguimos salvar cada vez mais vidas de vítimas de acidentes e AVCs. O aumento da expectativa de vida da população também gera essa demanda. Felizmente, então, haverá cada vez mais pessoas vivendo com alguma deficiência. É preciso gerar autonomia e acessibilidade a essa população e devemos reorganizar o SUS para possibilitar esse avanço.

O 5º CER do município, entregue à população da Lapa neste aniversário, é mais uma mostra do compromisso da Prefeitura com o futuro da nossa cidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA