Saúde e Subprefeitura Lapa realizam mutirão contra dengue

1
1558

Foto:

Leopoldina recebe operação cata bagulho para recolher materiais e móveis descartados pelos moradores

O avanço do mosquito Aedes aegypti preocupa as autoridades, moradores da região e de todo País. O secretário Municipal de Saúde Alexandre Padilha falou das ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, na terça-feira (26), durante a entrega do Centro Especializado em Reabilitação do complexo do Hospital Sorocabana. “Temos uma preocupação com o período do carnaval porque tem pontos de concentração de pessoas e muitas delas vêm de outros estados. Felizmente ainda não tivemos casos de transmissão de chikungunya e zika vírus na cidade de São Paulo, mas como a cidade tem o mosquito do Aedes existe risco de começar a transmissão dessas doenças aqui também. Por isso, estamos trabalhando muito no combate ao mosquito. São mais de 30 mil pessoas na rua, entre 20 mil trabalhadores de limpeza, 2500 agentes de vigilância, 8 mil agentes comunitários de saúde, 100 soldados do Exército junto conosco”, afirmou Padilha.

A exemplo do mutirão realizado no fim de semana passado na região do Butantã, a Subprefeitura Lapa e a SupervisãoTécnica de Saúde Lapa-Pinheiros realizam neste sábado (30) o primeiro mutirão de combate ao mosquito nas imediações da Vila Leopoldina (entre as avenidas das Nações Unidas, Gastão Vidigal, Imperatriz Leopoldina, Mercedes, Manuel Bandeira, além das ruas Mergenthaler, Barão de Jundiaí, Blumenau, entre outras) com operação cata bagulho (coleta de objetos em desuso descartados pelos moradores como móveis velhos, camas, colchões, armários, fogões, pneus, madeira, metal e eletrodomésticos), limpeza e manutenção e os agentes da Vigilância Sanitária com trabalho de conscientização da população sobre os riscos e tipos de prevenção e controle da dengue e chikungunya.

Estratégia antiga

Questionado sobre as criticas quanto à falta de fumacê, o secrertário de Saúde Alexandre Padilha disse que o fumacê é uma estratégia antiga que não tem mais eficácia. “O mosquito voando se tornou resistente aos venenos que tem no fumacê, por isso que não se faz mais de forma disseminada o fumacê. Uma inovação que a cidade de São Paulo está fazendo é uma espécie de fumacê que mata o larvicida. Aqueles locais que junta muitos focos de mosquito como ferro-velho, borracharia, construção e desmanche que você não consegue tirar todas os focos, se usa um fumacê que mata a larva, na água onde ela está. Ele é mais eficaz. Estamos fazendo isso de 15 em 15 dias em três mil pontos estratégicos da Cidade. Inclusive agora no carnaval, pegamos os roteiros do carnaval e mais os pontos estratégicos para trabalhar com esse larvicida”, concluiu o secretário Padilha.

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde se a subprefeitura da lapa estivesse preocupada com mosquitos da dengue ou Zica, fariam a capinaçao e roçado na TRAVESSA INTERNACIONAL ,entre AS RUAS RODIGUESC DE CAMPOS LEITE NA VILA IPOJUCA, nos moradores ja fizemos varias solicitaçoes para o corte mato,touceiras de mais de um metro de altura ,buracos que enchem de agua, pernilongos e moscas voando , em pouco tempo ficara intransitavel para pedestres, pois o local e um calçadao para pedestre , que escorregam nas touceiras lisas de mato. O pior que no site da subprefeitura o seviço foi executado em 22/02 2016, alguem nao compareceu ao local. Grato Roberto, divulgar em redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA