Secretário faz entrega do centro de reabilitação na Lapa

0
2587

Foto:

Alexandre Padilha na cerimônia de entrega do CER do Hospital Sorocabana

O secretário municipal de Saúde Alexandre Padilha fez a entrega oficial do Centro Especializado em Reabilitação II Lapa (CER II Lapa) do complexo do Hospital Sorocabana, na manhã na terça-feira, 26. O novo serviço faz parte da rede municipal de atenção à pessoa com deficiência de pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde e Serviços Especializados da Supervisão Técnica de Saúde Lapa-Pinheiros. O serviço oferece reabilitação física e intelectual, avaliação multiprofissional, atendimento individual, atendimento domiciliar, avaliação e prescrição de órtese e prótese.

A entrega oficial teve atraso e chegou a ser anunciada por Padilha para novembro do ano passado, mas, segundo Padilha, a cerimônia foi transferida para semana do aniversário da Cidade. “Foi como um presente para São Paulo”, disse Padilha. Mesmo sem a entrega oficial, o novo serviço começou atender no final de novembro. “São Paulo precisa se preparar cada vez mais para cuidar dessas pessoas que adquiriram uma deficiência ao longo da vida, tanto aquelas que nasceram quanto as que adquiriram uma deficiência por causa de um acidente de carro ou domociliar. Por isso, é muito importante ter um serviço como o CER. Esse é o quinto centro de uma rede criada só para cuidar dessas pessoas”, disse o secretário que conversou com pacientes da unidade.

A Associação Saúde da Família é a organização social parceira da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste na administração da unidade. A supervisora do CER Lapa, Andreia Alpius revela que já foram realizados 104 atendimentos. “Nossa equipe conta com 35 profissionais, entre fonoaudióloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem, enfermeiro e também está previsto um médico especialista em ortopedia”, explica Andrea.

O CER Lapa tem capacidade de atender 490 pacientes em terapia e a inclusão de 120 casos novos por mês. A entrada é feita pela Rua Catão.

Redução de acidentes

Para o secretário Alexandre Padilha, a diminuição do limite de velocidade máxima na cidade (50 km/h) contribuiu para queda de acidentes de trânsito. “A diminuição na velocidade máxima na Cidade reduziu em 30% o número de acidentes de carro e de trânsito. Só para se ter uma ideia, por ano são investidos R$ 17 milhões só na internação das vítimas de acidentes na cidade de São Paulo. São ocupados às vezes 70 ou 80 leitos só de vítimas de acidentes de carro”, afirma o secretário.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA