Exposição fotográfica sobre a União Soviética é prorrogada

0
1723

Foto:

Exposição reúne 200 imagens da URSS | Foto: Robson Gonzaga

Fica no Memorial da América Latina até 28 de fevereiro a mostra de fotografias “A União Soviética através da Câmera”. Desde início de janeiro no Memorial, a mostra já recebeu mais de 13 mil visitas. Fruto de uma parceria com o Museu Oscar Niemeyer (MON), ela reúne cerca de 200 imagens em preto e branco de seis importantes fotógrafos da União Soviética.

Para retratar este ambiente, os curadores selecionaram obras de alguns dos mais importantes fotógrafos da URSS: Viktor Akhlomov, Yuri Krivonossov, Antanas Sutkus, Vladimir Lagrange, Leonid Lazarev e Vladimir Bogdanov. Os curadores, Luiz Gustavo Carvalho e Maria Vragova, explicam a linha da mostra: “Através do olhar de seis fotógrafos diferentes, a exposição propõe uma reflexão sobre a vida cotidiana deste ‘ país fantasma’, do Degelo de Khruschev à Perestroika de Gorbatchev, bem como o papel singular exercido pela fotografia na sociedade soviética pós-stalinista”.

As fotografias são do período que vai de 1956 – ano em que Nikita Khruschev denuncia os crimes cometidos por Josef Stalin (morto em 1953) e as tropas soviéticas invadem a Hungria – a 1991, quando se configura a dissolução da União Soviética.

A entrada é franca e as visitações acontecem de terça a domingo, das 9h às 18h, na Galeria Marta Traba.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA