Agente encontra larva em caixa d’água na Ceagesp

0
2164

Foto:

Larvas foram coletadas por agente em caixa d’água próxima aos silos da Ceagesp

A região da Vila Leopoldina recebeu o primeiro mutirão contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, na manhã de sábado (30).
A Operação Cata-bagulho da Subprefeitura Lapa passou pelas avenidas das Nações Unidas, Gastão Vidigal, Imperatriz Leopoldina, Mercedes, Manuel Bandeira, além das ruas Mergenthaler, Barão de Jundiaí, Blumenau. No total, a equipe de 15 funcionários e quatro caminhões removeu quase 16 toneladas de materiais em desuso das ruas.

Agentes da Vigilância fizeram trabalho de conscientização na população por meio de informações sobre os riscos e tipos de prevenção da dengue e chikungunya e do zika vírus todos transmitido pelo mesmo mosquito. Na ação de identificação de possíveis criadouros do Aedes, agentes encontraram larvas em uma caixa d’água próxima ao silo da Ceagesp (pertencente ao Governo Federal), segundo Catia Cristina da Vigilância Ambiental. Nem o entreposto escapou do mosquito apesar da campanha Nacional na página oficial da Ceagesp.
Segundo a assessoria de imprensa do entreposto, um grupo de funcionários da Ceagesp recebeu treinamento da Supervisão de Saúde e também folhetos com informações sobre a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti.

A Ceagesp informa ainda que os possíveis focos (recipientes e caixa, etc) com água limpa parada foram eliminados e o lixo retirado para evitar a proliferação do mosquito. Sobre a larva coletada, a Ceagesp informa que aguarda a confirmação de análise pela Secretaria Municipal da Saúde.

De acordo com a Subprefeitura e Supervisão de Saúde, o objetivo é expandir os mutirões em locais com focos ou casos de dengue, com ações entre secretarias, para prevenir o avanço do mosquito.

Para ajudar na luta contra o Aedes aegypti, a comunidade deve ficar atenta e eliminar qualquer recipiente com água limpa parada para impedir que o Aedes aegypti consiga procriar em recipiente como pratinhos de plantas, pneus ou caixa d’água destampada (o cuidado deve incluir tela no ladrão das caixas para impedir a entrada do mosquito).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA