Dois tatuzões começam a perfurar a Linha 6 até início de 2017

0
3739

Foto: Divulgação

Divulgação
Governador, deputados Celino, Zerbini e o assessor Fabio Riva visitam a fábrica de aduelas em Perus | Foto: Divulgação

O governador Geraldo Alckmin anunciou na manhã desta segunda-feira (15) que dois shields, os ‘tatuzões’, vão operar simultaneamente nas obras da Linha 6 – Laranja do Metrô. O anúncio foi feito durante sua visita a fábrica de aduelas (em Perus), segmentos que compõe os anéis de concretos utilizados para a construção do túnel por onde os trens circularão na Linha 6 (que terá 6 estações na região). “Em setembro, começará a operar o shield da Linha 6-Laranja a partir da estação São Joaquim. Em setembro, chegará o outro shield, que começará a operar no início de 2017, vindo para Brasilândia”, explicou o governador.

Com obras em andamento desde o ano passado, a Linha 6, primeira linha de metrô no Brasil a ser construída e operada num regime de PPP (parceria público-privada), tem construção sustentável. Com 15 estações (das quais 4 na região) e 15,3 km, a nova linha vai transportar mais de 633 mil pessoas por dia.Estiveram junto do governador os deputados estaduais Celino Cardoso e Marcos Zerbini e seu assessor, Fabio Riva.

A fábrica de aduelas possui uma estação de tratamento de água e uma de tratamento de esgoto, além de um reservatório para água de reuso e aproveitamento da água da chuva. A água utilizada no processo de fabricação das aduelas será tratada e todas as etapas de trabalho que envolvem limpeza utilizarão água de reuso.

A linha de produção de um anel de concreto é composta por dez etapas, desde a limpeza das formas até a desforma. Depois de estocados por 28 dias, tempo ideal para garantir a cura do concreto, os segmentos podem ser transportados e colocados dentro da tuneladora que coloca a aduela até a frente do equipamento. Após a escavação, elas são montadas pelo equipamento, formando os anéis de concreto que vão revestir os 13 quilômetros de túnel.

A Concessionária Move São Paulo é a empresa responsável pela construção, operação e manutenção da Linha 6, que ligará a região noroeste da cidade ao centro (Brasilândia – São Joaquim). A nova linha vai transportar mais de 633 mil pessoas por dia. “Todo trabalho está sendo feito pra que em 2020 a linha esteja em operação. É uma grande conquista para São Paulo e para a região norte da cidade”, destacou Alckmin.

“Aproveitamos a oportunidade para reforçar o pedido ao Governador da importância do prolongamento desta linha da Brasilândia até a Rodovia Bandeirantes com estações na Vila Clarisse, Pirituba e Morro Grande”, explica Fabio Riva.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA