Coral Aúthos Pagano luta para manter centro aberto à comunidade

0
3074

Foto: Bruno Pedroni

Bruno Pedroni
Coral presente no Natal Comunitário 2015, na Igreja São João Maria Vianney

Quem entrou em contato neste ano com o Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano, no Alto da Lapa, para saber das inscrições para as oficinas e atividades do espaço, teve más notícias. O Centro Cultural foi reaberto em 25 de janeiro, com impasse se haveria ou não as atividades tradicionais como cursos de teatro, violão, canto, até que a entidade gestora do local, o Instituto Pensarte, comunicasse em fevereiro que “em 2016, o Aúthos Pagano passaria por uma avaliação de acordo com suas características, sua localização e inserção na comunidade do entorno. O equipamento será mantido aberto para visitação pelo público e seus programas serão alinhados aos geridos pelo Instituto Pensarte”. Foi divulgado então o calendário de atividades que o Instituto traria do Theatro São Pedro, na Barra Funda, mensalmente, aos domingos para o espaço. A primeira ocorreu no domingo, 28 de fevereiro, com Canções sobre Dom Quixote – Comemoração aos 400 anos de morte de Miguel de Cervantes.

Mobilizados a favor da continuidade das atividades do Aúthos Pagano, o Coral que leva o nome do Centro Cultural à diversas apresentações pela região tenta manter ao menos o espaço para ensaio e convívio. Desde o início do ano, o grupo tenta reverter a negativa do Instituto quanto ao custeio da equipe e da cessão do espaço para que as 35 pessoas possam dar continuidade ao Coral Aúthos Pagano. De acordo com ata da reunião realizada entre o grupo e o Pensarte em 26 de janeiro, a direção do instituto culpou à crise econômica pelo fato de não haver mais atividades no local e as atividades mensais não teriam custo para o Instituto e serviriam para que o local não ficasse abandonado. “Em nossos contatos nos prontificamos a custear o maestro e demais pessoas necessárias para nossas atividades do Coral, mas nem assim conseguimos a liberação do espaço para nossos ensaios”, explica Maria José Ramos, componente do grupo. O Coral Aúthos Pagano aguarda agora uma audiência com a Secretaria da Cultura do Estado para resolver se consegue ou não a liberação do espaço.

Conheça a lei que instituiu o Aúthos Pagano

O que norteia a demanda do Coral do Aúthos Pagano é o decreto nº 23.231, de 28 de janeiro de 1985, que cria o Centro Cultural e de Estudos Superiores “Aúthos Pagano”. Segundo ele o espaço “destina-se a exposições e apresentações artístico-culturais, bem como a atividades ligadas à cultura, à ciência e à educação, através de pesquisas, cursos, palestras e outras atividades, devendo sobretudo preservar e manter o seu patrimônio e biblioteca, colocando esta última à disposição do público”. Outra questão importante levantada (ou retomada) é o fechamento da biblioteca do Centro Cultural, que há anos não conta com bibliotecária para operá-la.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA