Secretário abre audiência do Plano Municipal de Cultura na Lapa

0
2313

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Secretário Nabil Bonduki lembra que é possível registrar propostas até dia 15 pelo site do plano

O secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki participou da audiência pública da Zona Oeste sobre o Plano Municipal de Cultura realizada no domingo, na Casa de Cultura Tendal da Lapa. Nabil explicou que o plano é um documento de planejamento para orientar a execução das políticas culturais na cidade de São Paulo pelo período de dez anos e faz parte dos compromissos gerados pela adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Integrado ao novo Conselho Municipal de Política Cultural e ao Fundo Municipal de Cultura, o plano permitirá a institucionalização do Sistema Municipal de Cultura, garantindo a continuidade das políticas e a ampliação da cidadania cultural. “Esses debates buscam chegar mais próximo de cada região e de cada grupo e linguagem cultural”, frisou o secretário.

O secretário lembrou que com o lançamento do plano (dia 25 no Centro cultural São Paulo) também foi apresentado um caderno com diagnóstico amplo com 50 metas que traz um retrato da situação da cultura na Cidade e os objetivos a curto, médio e longo prazos com 15 diretrizes que apontam ações concretas e formas de alcançar o resultado esperado. “O objetivo dessas reuniões é que a sociedade possa debater as metas, propor ampliações, alterações ou coisas novas. Depois tudo vai passar por um processo de reanálise e aí, numa grande reunião geral, vamos apresentar uma proposta final (ainda sem data definida)”, explica o secretário.

O encontro da zona oeste aconteceu no Tendal da Lapa, um espaço de referência na região que em 2015 passou a integrar a rede de equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura (antes era da Coordenação de Subprefeituras) com programação artística e oficinas.
“Classificado até agora como uma Casa de Cultura, o Plano Municipal de Cultura propõe a transformação do Tendal em centro cultural, status e tipologia que são mais compatíveis com sua dimensão e importância. Isso implica na reforma física do seu generoso espaço e a diversificação das atividades culturais, que pode incluir um centro de memória da Lapa e da zona oeste. Reconhecer as carências e características específicas de cada região é hoje uma demanda da sociedade para que a política atenda diretamente o que a região precisa e anseia”, conclui o secretário.

Quem quiser contribuir na construção do texto tem até o dia 15 para registrar suas propostas pelo no site do Plano Municipal de Cultura (www.planomunicipaldecultura.prefeitura.sp.gov.br). “A ideia é que o projeto possa estar na Câmara no final desse semestre para ser aprovado e consolidar uma proposta geral para a cidade”, conclui Nabil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA