Custo de chocolate e bacalhau leva consumidor a usar criatividade nesta Páscoa

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Foto: Bruno Pedroni

Bruno Pedroni
Supermercado Futurama apostou na venda de bombons e barras para driblar queda de vendas

Itens sazonais da Páscoa, como chocolates e peixes, sofreram queda de procura neste ano, frente ao ano passado. Esta é uma das conclusões de quem vai à lojas e mercados que comercializam este tradicionais produtos da época. A estimativa gira em torno de 20 a 30% de redução da demanda, resultado em grande parte da crise econômica e do aumento expressivo dos preços destes produtos, comparação ao ano passado.

Ao que indica, esta será a Páscoa do peixe fresco, especial do cação, segundo indica Silvio Katsuragi, da Peixaria São José da Lapa, no Mercado Municipal da Lapa. Por outro lado, a procura pelo Bacalhau Salgado ainda está por “decolar”. Seu valor médio de venda aumentou 20% diante do ano passado. Já esperando a baixa procura, os comerciantes do Mercado fizeram também pedidos menores este ano. Quem se beneficiou com a recente queda no dólar, fazendo encomendas de bacalhau com menores preços foi o Supermercado Futurama. “Nossa intenção é repassar ao consumidor a redução dos preços para que o produto tenha saída”, afirma Antônio Ferreira de Souza, gerente da unidade que fica na Rua Guaicurus.

Outro produto indispensável na Páscoa, os ovos de chocolates, também estão em baixa. Ainda no Futurama, não apenas a busca por ovos é menor como também a oferta do Supermercado diminuir visivelmente. “Nossa aposta são as barras de chocolate e as caixas de bombons que são mais em conta. Os ovos em geral tiveram um aumento de 10%, sendo o que vêm com brinquedos chegaram a 20% diante da Páscoa de 2015”, explica Antônio Ferreira de Souza. A redução na demanda também está sendo constatada em estabelecimentos que fornecem insumos para produção de chocolates artesanais, como a Chocolândia. “Tivemos este ano um período muito curto de preparação para a Páscoa, o que prejudicou a produção de chocolates artesanais e provavelmente vai impactar a venda de barras de chocolate”, explica Ivalter Silva, supervisor da Chocolândia da Vila Romana. Ele salientou ainda que as barras de chocolate também acumularam um aumento de 20% frente ao ano passado.

Já as lojas especializadas em chocolates, como Cacau Show e Brasil Cacau, estão investindo na diversidade de produtos e preços menores para conquistar o consumidor. Novas linhas de chocolates com brinquedos são diferenciais importantes na busca do cliente que usualmente compra ovos nos supermercados.

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