Ladrões de fios deixam ruas sem iluminação pública

0
3672

Foto: Maria Isabel coelho

Maria Isabel coelho
Rua Pepiguari ficou cerca de duas semanas às escuras

A escuridão virou rotina em algumas ruas da região. Gomes Freire e Gago Coutinho na Lapa, João dos Santos Estrelado na Vila Romana e Pepiguari no Alto da lapa estão os endereços preferidos dos ladrões de cabos da rede de iluminação pública.  A Imperatriz Leopoldina e Gastão Vidigal na Vila Leopoldina e na Rua Camacam na Vila Anastácio também são alvos dos criminosos, deixando as ruas às escuras. Moradores e comerciantes reclamaram durante toda a semana. Eles temem pela segurança da família e trabalhadores. Elaine da Silva Orzari disse que a Pepiguari ficou 15 dias às escuras e só foi atendida após acionar a imprensa. Ela reclama da demora no atendimento.

Na reunião do Conseg Lapa de segunda-feira (28) foram apontados outros locais sem iluminação pública como a Rua Mercedes e a Duílio (entre a Clélia e a Tito).
A Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), informa que a região da Lapa virou algo dos ladrões de cabos da rede de iluminação pública. Na Rua Gago Coutinho, por exemplo, foi feita (na terça-feira) a reposição de 60 metros de cabo que haviam sido furtados , normalizando a iluminação pública. A iluminação da Rua Pepiguari foi parcialmente restabelecida também no início da semana, mas a reportagem do JG constatou que o trecho entre o número 169 até a Rua Cerro Corá só voltou a funcionar na noite de quinta-feira.

Quando é identificado o furto de cabos, o Ilume informa que é feito um Boletim de Ocorrência junto a policia. De acordo com o departamento de Iluminação Pública da Prefeitura, há casos em que a reposição é feita no mesmo dia, mas se são muitos metros ou quilômetros de fios furtados exige uma operação maior (mais demorada). Em grandes avenidas ou em viadutos (como o Mofarrej), com fluxo intenso de veículos, o Ilume esclarece que é necessária a ajuda da CET para organizar o trânsito.
Prevenção – Para prevenir os furtos, o departamento de Iluminação Pública da Prefeitura está substituindo os cabos comuns (feitos totalmente de cobre) pelos bimetálicos feitos de aço e envoltos com uma fina camada de cobre (condutor de energia). A ideia é dificultar o repasse do material furtado (cobre dos cabos) no mercado clandestino, pois o bimetálico possui uma quantidade de cobre pequena.

As reclamações devem ser feita pelo telefone Ligue-Ilume 0800 779 0156, 24 horas por dia ou por endereço eletrônico (http://sac.prefeitura.sp.gov.br/). Segundo o órgão, após a abertura do protocolo o Ilume tem um prazo de até 72 horas para solucionar o problema.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA