Vacinação contra gripe será antecipada

0
2606

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Suspeita de casos de gripe H1N1 sobrecarrega serviços de saúde como acontece na AMA Sorocabana,

O governador Geraldo Alckmin anunciou a antecipação da vacinação contra gripe na terça-feira, 29. As doses, contra os vírus do inverno de 2016 (A/California (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane), começam a ser distribuídas (nos hospitais e unidades de Saúde) no início da próxima semana. As primeiras doses da vacina serão encaminhadas aos profissionais de saúde de hospitais públicos e privados da capital e Grande São Paulo. Até 8 de abril (sexta-feira), todos os hospitais da Capital e região Metropolitana recebem as doses para realização de campanhas internas aos profissionais da de saúde.

A imunização será ampliada a partir do dia 11 para as crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, para gestantes e também para os idosos da capital e Grande São Paulo, totalizando aproximadamente 3 milhões de pessoas imunizadas.
Para as demais cidades do Estado e públicos-alvo (doentes crônicos, puérperas, indígenas, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade), a campanha de vacinação contra a gripe deve seguir o calendário do Ministério da Saúde, com início previsto para o dia 30 de abril.

Para o coordenador Regional de Saúde Oeste da Secretaria Municipal de Saúde, Alexandre Nemes Filho, o aparecimento de casos respiratórios e da Gripe H1N1 em um período atípico, anterior, aos meses mais frios, tem pelo menos dois agravantes. Ele explica que, a gripe H1N1, pode provocar morte em pessoas vulneráveis e já está causando sobrecarga nos serviços de saúde públicos, como acontece na AMA Sorocabana, Pronto Socorro da Lapa e outros locais de atendimento na região. “Registramos na (região) Lapa e Pinheiros 81 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave demandando cuidados médicos mais intensivos”, .O coordenador alerta que entre as medidas fundamentais para prevenir a gripe Influenza A e o H1NI estão a higienização frequente (lavagem) das mãos; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA