Vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

0
2808

Foto: Divulgação

Divulgação
Além de proteger contra gripe, vacina reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia

A Campanha de Vacinação Contra Gripe começa nesta segunda-feira (11) em todas as unidades rede pública de saúde na cidade. A Secretaria Estadual de Saúde antecipou (do dia 30 para 11 de abril) a imunização contra o vírus Influenza ( A/California H1N1, Influenza A/Hong Kong H3N2 e Influenza B/Brisbane) na capital e região Metropolitana por causa da corrida das pessoas as unidades de saúde e hospitais com sintomas semelhante aos da gripe comum que em alguns casos também apresentam dor de cabeça e no corpo, febre, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarreia e vômito. Este ano, até 29 de março, foram notificados 465 casos e 59 óbitos por Síndrome  Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado atribuíveis ao vírus Influenza. Desse total, 372 casos e 55 óbitos foram relacionados ao vírus A (H1N1); em relação ao vírus B, foram 32 casos notificados e 2 óbitos. Em 2015, 342 casos de SRAG foram notificados em todo o Estado, sendo 190 relacionados ao tipo A (H3N2) e 43 ao vírus B. Do total de 65 óbitos registrados em 2015, 28 tiveram também relação com o A (H3N2) e 10 com o B.

O secretário de Estado da Saúde, David Uip, lembra que a vacina acaba de ser embasada pelo Instituto Butantã em uma parceria com um laboratório internacional. “O Butantã tem 20 milhões de doses e nosso acerto com o Governo Federal é que até 30 de abril, 12,5 milhões de doses estejam disponibilizadas para o estado de São Paulo”, disse Uip.
A partir dessa segunda-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde inicia a imunização de idosos, gestantes e crianças de seis meses a menores que cinco anos nas Unidades Básicas de Saúde. No dia 18, entram na campanha as mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas) e pessoas com doenças crônicas.  A vacinação segue o calendário das campanhas de anos anteriores, obedecendo a ordem de grupos prioritários.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Alexandre Padilha, o objetivo é reduzir os casos de complicações e óbitos causados pela doença no público-alvo que receberá as doses que protegem contra os vírus do inverno de 2016 (A/California (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane). Além de proteger contra a gripe, a imunização reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. A relação dos postos pode ser consultada pelo telefone 156 ou site (www.prefeitura.sp.gov.br/covisa).

Prevenção e sintomas

O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias. Medidas simples como lavar as mãos, usar lenços descartáveis, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, e manter os ambientes arejados ajudam na prevenção da gripe.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA