Uma boa surpresa

0
3273

Em tempo de dengue e surto de gripe, chega uma boa notícia na área da saúde. O governo Geraldo Alckmin publicou um decreto (dia 2) que transfere para a Prefeitura o uso do complexo do Hospital Sorocabana por 20 anos. O novo decreto revoga o anterior, publicado em 2013, que dava o mesmo prazo de posse ao município, mas também parte do térreo, do 4° e do 5° pavimento para uso do Hospital das Clínicas. O decreto foi publicado logo que o prefeito Fernando Haddad tomou posse como prefeito. O então secretário adjunto de Saúde do Município, Paulo Puccini, alegou na ocasião que o decreto precipitou o processo de negociação que estava em andamento entre a Prefeitura, o então Secretário de Saúde do Estado Giovanni Cerri e o HC. Sem um acordo entre os dois governos, o processo ficou entre discussões e promessas e não evoluiu, deixando a região sem o sonhado hospital municipal com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A partir do novo decreto, a Prefeitura recebe a posse de todo o complexo de prédios da Rua Faustolo com Catão. O desafio do prefeito Haddad – em fim de mandato e ano eleitoral – é colocar o hospital em funcionamento como quer a comunidade desde que a Associação Beneficente dos Hospitais Sorocabana (que tinha a posse e era mantenedora do hospital) fechou as portas em 2010 por causa de dívidas. A área do Estado foi retomada na Justiça. Em 2012, o governo Alckmin transferiu a posse do Sorocabana ao Município (ainda na gestão do então prefeito Kassab) para colocar o hospital em funcionamento. A solenidade da assinatura do termo de cessão de posse (por um período de 20 anos) ocorreu em 17 de janeiro de 2012, entre o governador Alckmin e o então prefeito Kassab, no saguão do próprio Sorocabana, mas a costura do acordo começou, antes, em outubro de 2011. “O termo que assinamos hoje é para uma posse de 20 anos, mas vou encaminhar à Assembleia Legislativa Projeto de Lei garantido à Prefeitura a posse definitiva do Sorocabana”, declarou o governador naquele dia, mas o projeto não foi encaminhado a Assembleia.

Com tantas reivindicações e abaixo-assinados, em 2012 (ainda na gestão Kassab) a Prefeitura abriu uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24h e uma AMA Especialidades no térreo do prédio – no lugar do antigo Pronto Socorro do hospital. Mas a herança sobre a posse do hospital ficou para a gestão petista. Mesmo sem um acordo sobre o decreto de 2013, o prefeito Haddad inaugurou em 2014 um Hospital Dia da Rede Hora Certa, no lugar da AMA Especialidades, com centro cirúrgico, exames e consultas especializadas – que se somou a AMA 24h já em funcionamento – e esse ano entregou um Centro de Reabilitação em um dos imóveis do complexo hospitalar.

Haddad ficou sabendo do novo decreto pelo Diário Oficial. Seus planos é transformar o antigo hospital em uma unidade especializada na saúde do idoso. “São Paulo não tem um hospital especializado na saúde dos idosos”, disse o prefeito. É bom lembrar que a região concentra boa parte da população de idosos da Cidade. Inaugurado em 1955 para atender funcionários da Ferrovia Paulista S/A, o Sorocabana chega aos 61 anos com a estrutura debilitada, mas com uma promessa do prefeito de um pronto restabelecimento (com investimento na reforma) para voltar a ser referência no atendimento à saúde na região. Sem dúvida, uma boa surpresa. Falta o projeto sair do papel para atender, de fato, o desejo de toda comunidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA