Ruas da Lapa de Baixo tem limite de 30 km/h

0
3748

Foto: Bruno Pedroni

Bruno Pedroni
Diversas vias da Lapa de Baixo tiveram redução de velocidade esta semana

As ruas da Lapa de Baixo no trecho interno do perímetro formado pela linha férrea da CPTM, seguida pelas avenidas Embaixador Macedo Soares (Marginal Tietê), Ermano Marchetti e Santa Marina tiveram velocidade reduzida para 30 km/h. Cabe ressaltar que as vias que circundam a area seguem com velocidade de 50 km/h.

O argumento da Secretaria Municipal de Transportes e da CET é que “a região da Lapa de Baixo concentra grande volume de pedestres, oriundos do transporte coletivo por ônibus e por trem, sendo necessárias velocidades menores para promover condições seguras e confortáveis de circulação a tais usuários, que ainda representam o maior número de vítimas no trânsito em São Paulo”. A maioria dos moradores concordam com a medida, mas acreditam que o novo limite não será respeitado. “Quero ver se os ônibus e micro-ônibus respeitarão este limite. São irresponsáveis e sequer respeitam o atual limite. Se não multar, tudo seguirá igual”, afirma o comerciante Eduardo Lopes. Ainda não há informações de como será feita a fiscalização na área.

A CET começou nesta semana a colocar a sinalização nas vias de entrada da área, como a Rua Félix Guilhem e Engenheiro Albertin. Segundo a empresa, foram instaladas 48 placas de sinalização vertical de regulamentação, advertência e educativas, além de 8 banners, alertando sobre as alterações. Como nas demais ações do Programa de Proteção à Vida, o objetivo é reduzir os riscos de acidentes. Segundo dados da Secretaria, veículos na velocidade de 30km/h impõe aos pedestres um risco de lesão fatal 50% menor do que a de 40km/h.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA