Plano Cicloviário

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A criação de ciclofaixas e ciclovias, na cidade de São Paulo, tem sido motivo de constantes polêmicas, sendo que hoje contamos com 401,8 km.

Embora o motivo seja “melhorar a mobilidade urbana universal, dando prioridade aos meios públicos de transporte”, a um custo estimado de 70 milhões de reais, tem-se colocado em dúvida se, efetivamente, a proposta atinge o interesse público, ou se trata de mera vontade política do atual Prefeito, que não atende aos anseios da maioria da população. Só a ciclovia do “Minhocão” e da Paulista apresentam um prejuízo de 2 milhões e 400 mil reais, com erros de procedimentos na contratação dos serviços.

A administração não apresentou nenhum projeto básico da obra, o que é alvo de questionamento do Ministério Público. Dia 19 de fevereiro de 2016, o Ministério Público anunciou uma ação de improbidade administrativa, contra o prefeito e o secretário dos transportes Jilmar Tatto, por causa da implantação de uma ciclovia de 12,4 km no trecho Ceagesp-Ibirapuera. Recentemente outra aberração, a ciclofaixa em ruas da Pompeia.

Entre tantas irregularidades, um dos aspectos técnicos que reputo irregular (e que contribui com o alto custo) é a utilização exagerada da cor vermelha, em todo o pavimento, já que o correto, seria apenas uma linha vermelha, para dar contraste a linha de bordo na cor branca.

Como se vê, há muito o que se explicar.

 

Hervando Luiz Velozo é Coronel de Polícia Militar – Comandante do Policiamento de Trânsito da PMESP – 2010 a 2014

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