Secretaria explica fechamento de postos no dia D da vacinação

0
3402

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Usuárias procuram a UBS da Vila Romana e encontram portão fechado

Quem foi a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região da Lapa no sábado (30), dia D da campanha de Vacinação contra gripe, encontrou a porta fechada. Um exemplo foi a UBS da Rua Catão que estava com cadeado, sem nenhuma explicação para quem procurou os postos de vacinação.
Apesar de fechada, a unidade da Rua Vespasiano tinha uma lista com endereços, a maioria distante para quem chegou a pé ou com dinheiro contado da condução.
A moradora da Vila Anglo-Brasileira, Alessandra Pinheiro Guida deixou para vacinar os filhos no sábado (30) porque trabalha durante a semana. Ela foi uma das pessoas que encontrou o portão da UBS Vila Romana trancado. Alana Martins também perdeu a viagem. “Tenho asma, peguei laudo médico, e vim para tomar a vacina aqui (na unidade da Vila Romana). É a primeira vez que está fechado, nas outras campanhas sempre ficou aberta. Com todo esse cenário de casos (de gripe), acho bem sério (fechar no dia D da vacinação). É um desrespeito”, disse Alana ao deixar a frente da UBS no início da tarde de sábado.

Conselheiros de Saúde dizem que desconheciam a informação que as unidades ficariam fechadas no dia 30. Uma delas foi Alexandra Swerts que se disse surpresa quando descobriu, já no sábado, dia da campanha Nacional, que a UBS Parque da Lapa (perto de sua casa) estava fechada. Segundo funcionários das unidades de Saúde da região, a ordem para que as UBSs permanecessem fechadas partiu da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, algumas UBSs abriram na Cidade, mas a maioria permaneceu fechada no sábado uma vez que houve antecipação da vacinação (do dia 30 para 4 de maio) e a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de imunização de 80% do público alvo (gestantes, pessoas acima de 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos de idade, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias e pessoas com doenças crônicas) foi atingida.

Pelo balanço da secretaria, mais de 2,1 milhões de pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas contra o vírus Influenza no Município até às 19h do dia 27 de abril. Ou seja, dentro do público-alvo da campanha, 82,7% já foram imunizados contra a gripe, incluindo a Influenza A H1N1. Em 2015, a cobertura vacinal foi (menor) de 81,72%. Dos seis distritos da Subprefeitura Lapa, só a UBS Jaguaré e a Vila Piauí abriram no sábado. A campanha continua nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, até dia 20.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA