Obra abandonada gera reclamações na Lapa de Baixo

0
2828

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Comunidade faz abaixo-assinado para pedir recolocação de asfalto na rua

Moradores e comerciantes da Rua Engenheiro Albertin e Praça Sebastião Jayme Pinto, na Lapa de Baixo, reclamam dos buracos e poeira causada pela falta de pavimentação depois que a Construtora Cappellano abandonou a obra da Prefeitura sem concluir o serviço. Como o trânsito de veículo (inclusive ônibus articulado) é intenso no trecho que fica na entrada do bairro, eles acumulam prejuízos financeiros e de saúde (problemas respiratórios). O canteiro da obra da Praça Sebastião Jayme Pinto está vazio e as máquinas foram retiradas do local. Tubos da canalização estão entre os materiais que a construtora deixou no meio da rua.
Um abaixo assinado circula entre na comunidade para pedir providências à Prefeitura (via Subprefeitura Lapa e secretaria). Segundo o documento, datado de 4 de maio, a construtora alega que a Prefeitura e a Siurb (Secretaria de Infraestrutura Urbana) não repassam a verba referente a obra faz quatro meses, totalizando um débito de R$ 4 milhões.

Maria José da Silva teme pela segurança da comunidade que precisa passar todos os dias pela praça. “Destruíram para colocar o canteiro e agora abandonaram tudo. Já tiraram até as máquinas daqui, vão acabar invadindo”, declarou a moradora ao reclamar dos problemas respiratórios causados pela poeira levantada pelo trânsito de veículos. Além de materiais abandonados, a construtora deixou buracos pela rua, dificultando a passagem dos veículos e ônibus.

O dono de uma oficina de funilaria, Wagner Lopes Coelho Junior, reclama de prejuízos causados pela ausência do asfalto. Junior conta que já teve que refazer a pintura de veículos de clientes por causa do pó que estraga o serviço.

O proprietário de um restaurante também da Rua Engenheiro Albertin, Ademilson Santos encontra dificuldade para preparar os alimentos. “A poeira entra por todas as frestas”.
Jesus Villazon Diaz, dono de um laboratório de próteses, também reclama da falta do asfalto. “A poeira entra por todas as janelas. Tenho que fechar tudo muito bem se não estraga o trabalho”. Sueli Oliveira afirma que ligou para secretaria e falou com o engenheiro Roberto. “Ele informou que não tem dinheiro para o asfalto”.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) informa que concluiu 49 obras do Programa de Redução de Alagamentos (PRA) na cidade de São Paulo. E foram investidos mais de R$ 96 milhões. No caso da Rua Engenheiro Albertin e da Praça Sebastião Jayme Pinto, que é da construção de novas galerias de águas pluviais, a Secretaria informa que concluiu 80% da obra e aguarda provimento de recursos para dar andamento na execução da etapa final deste serviço.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA