Viver mais e melhor

0
3795

O envelhecimento populacional é uma realidade. Viver mais e melhor é um grande desafio. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, se quisermos que o envelhecimento seja uma experiência positiva, uma vida mais longa deve ser acompanhada de oportunidades contínuas de saúde, participação e segurança. Talvez por isso, e pensando no próprio futuro e, claro, da população, o governo tem investido em equipamentos voltados para o atendimento às pessoas com 60 anos ou mais.

As estatísticas mostram um aumento dessa população a cada dia. Em algumas regiões, como é o caso da Grande São Paulo, os índices de envelhecimento são elevados.
Depois que as mulheres resolveram sair para trabalhar, elas passaram a ter menos filhos e com isso envelhecemos. O resultado são mais idosos que necessitam de assistência.
Com a taxa de natalidade em redução e a expectativa aumentando na capital paulista, o número de idosos vai dobrar, segundo pesquisa divulgada pela Fundação Seade em 2015. O índice de envelhecimento da população, que relaciona o grupo de pessoas com mais de 60 anos de idade em comparação a jovens com menos de 15 anos vai dobrar até 2030 (para 12 idosos a cada 10 jovens). Em 2050 a proporção será ainda maior com 21 idosos para cada 10 jovens, de acordo com o Seade. A partir de 2027, São Paulo terá mais idosos do que jovens morando na cidade.

A zona oeste, onde está inserida a região da Lapa, é uma das regiões da Capital com maior presença de pessoas com idade acima de 60 anos. A região Oeste conta com uma população de mais de 193 mil pessoas com idade igual ou maior que 60 anos, só na supervisão Técnica de Saúde Lapa/Pinheiros são mais de 130 mil idosos. Novos equipamentos públicos surgem para atender essa demanda.

A Lapa foi contemplada na sexta-feira com o primeiro AME Idoso (Ambulatório de Especialidade) do Estado inaugurado pelo governador Geraldo Alckmin. A entrega do novo equipamento estadual aconteceu menos de dez dias após o prefeito Fernando Haddad fazer a visita inaugural do Centro-Dia para Idosos Guadalupe, na Vila Romana, também na area da Lapa. Além disso, a região concentra clinicas de repouso.

Como disse o secretário de Saúde David Uip na inauguração da AME Idoso, é por isso que o Governo se preocupa em oferecer um atendimento ambulatorial e assistência especializados para esse público, com instalações modernas e equipe altamente especializada. Para ter acesso ao serviço, o idoso tem que ser encaminhado por sua UBS de referência e preencher alguns requisitos como queda, instabilidade postural, ter três ou mais doenças crônicas com complicações, transtornos neuropsíquicos e perda sensorial importante, entre outros. O serviço conta com 21 especialidades. “É uma grande conquista para São Paulo, aqui para a Lapa”, disse o governador Geraldo Alckmin na cerimônia de inauguração.

O idoso tem mesmo que aproveitar essa conquista para cuidar da saúde e viver mais e melhor.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA