Ação da Subprefeitura retira lixo e deixa pertences de morador de rua

0
3391

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Subprefeito José Antonio Queija acompanha a ação junto a morador de rua

Começou na terça-feira (28) a ação de zeladoria da Subprefeiura Lapa com recolhimento de lixo e materiais descartados pelos moradores de rua no canteiro central da Avenida Gastão Vidigal, na Vila Leopoldina. A operação foi feita dentro das novas diretrizes do Decreto 57.069, de 17 de junho de 2016, do prefeito Fernando Haddad publicado depois que Guardas Civis Metropolitanos foram acusados de retirar cobertores de moradores de rua nas durante ação na região central.

Segundo o subprefeito José Antonio Queija, as equipes foram orientadas para um trabalho integrado com Assistência Social e de Saúde (já oferecidos na região) e tratar com respeito à população em situação de rua durante as operações. “Foi tranquilo, até os moradores de rua ajudaram na limpeza”, disse a supervisora regional de Assistência Social da área da Subprefeitura Lapa, Cleide Leonel no primeiro dia da ação. De acordo com Cleide, antes da ação de zeladoria, agentes da assistência social conversaram com a população de rua concentrada na Gastão Vidigal.

O trabalho de limpeza se estendeu pela quarta e sexta-feira (29 junho e 1 de julho). A subprefeitura esclarece que é deixado com o possuidor ou no local do recolhimento, notificação ou contra-lacre com o endereço para restituição em até 30 (trinta) dias de pertences eventualmente apreendidos durante a ação. Os materiais poderão ser restituídos na sede da Subprefeitura Lapa, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, na Rua Guaicurus, 1000.

Pelo balanço parcial da ação, só na terça e quarta-feira foram retirados mais de 32 toneladas de materiais inservíveis, móveis e lixo deixados pelos moradores de rua no canteiro central e nas calçadas da Avenida da Gastão Vidigal (na terça-feira foram removidas 18,96 toneladas e quarta (29) mais 13,67 toneladas).

“Na próxima semana, as equipes realizarão as ações em 5, 6 e 8 de julho, das 10h às 13h, na Avenida Gastão Vidigal, ruas Doutor Avelino Chaves e Xavier Kraus”, avisa o subprefeito.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA