Moradores querem remoção da ciclovia de rua da City

0
2736

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Luiz Guimarães (C) revela dificuldades para sair de casa e aponta perigo na curva

Moradores da Rua Tomé de Souza fazem abaixo-assinado para solicitar a CET e Secretaria Municipal de Transportes a retirada do trecho demarcado de uma ciclovia em implantação na área residencial da City Lapa. Para eles faltou habilidade dos órgãos gestores do sistema viário municipal da Cidade (Secretaria Municipal de Transportes e CET) que iniciou a implantação de uma faixa para ciclistas em local inapropriado.

Eles apontam vários problemas, entre eles a falta de diálogo da CET com os moradores, desrespeito às regras da area residencial tombada da City Lapa e falta de planejamento (pintura em cima de buracos e em viela).  Um dos pontos apontados como inviável para o projeto é a curva entre a Avenida Mercedes e a viela na altura do número 997 da rua.

Donos de imóveis que investiram para morar no bairro tranquilo e arborizado, se dizem prejudicados com a medida.  Muitos vivem há mais de 40 anos no local e são idosos com problemas de mobilidade (alguns) ou cadeirantes que apontam dificuldades com a ciclovia porque necessitam embarcar em taxi ou ambulâncias para se locomover e fazer tratamento de saúde. É o caso de Luiz de Faria Guimarães de 94 anos. “O maior problema é que com a ciclovia tem a proibição de estacionamento do meu lado da rua e uso muito táxi para ir ao médico”, afirma o morador que tem problemas de saúde.

Outro morador da Tomé de Souza, o engenheiro Antonio Cirone critica a implantação da ciclofaixa mais a Zona Azul da maneira que foi projetada, em uma área estritamente residencial, tombada, em trecho (entre a Mercedes e a viela, na altura do 997) com localização perigosa que potencializa acidentes (curva/estrangulamento de via com duas árvores em cada lado da calçada). “Verifiquei que existe restrições de tombamento. E caso ocorra algum tipo de acidente vou processar a pessoa responsável pelo projeto (da Prefeitura)”, disse Cironi.

Maria Isabel Coelho
Curva da Rua Tomé de Souza é apontada por moradores como inviável para ciclovia pelo perigo de acidentes

Indignado com a medida, o morador Gerson Travi conta que todos os moradores com quem conversou estão revoltados com a criação da ciclovia na area residencial. “O primeiro trecho da rua onde ficam clínicas e laboratórios foi perdido com a colocação de Zona Azul”, reclama o morador. Eles querem que a prefeitura faça a interrupção do projeto e remoção da pintura na área tombada da City.

A CET, responsável pela implantação da ciclovia foi questionada via e-mail, mas até o fechamento dessa edição, não se posicionou sobre as reclamações.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA