Primavera eleitoral

0
3213

A corrida pelo voto ganha força, mesmo que de forma tímida devido às alterações da Lei eleitoral que encurtou o tempo de campanha de 90 para 45 dias e proibiu doações de empresas. Esse ano, a Lei só permite contribuição de pessoas físicas para campanha dos candidatos e partidos, além de outras restrições. Todos que passaram pelos encontros do Jornal da Gente comentaram da dificuldade de arrecadar doações para a campanha.

Nessa reta final, os candidatos plantam as últimas sementes para colheita no dia 2 de outubro. Assim como preparar a terra é fundamental para se ter flores na primavera, os candidatos precisam conquistar o eleitor antes do pleito com bons projetos, ética e transparência. Esses são ingredientes que se revelam adubo para boa germinação nas urnas. Quem preparou o solo terá colheita farta de votos.

Para ajudar a comunidade nessa escolha, a Página Editora e o Jornal da Gente recebeu o prefeito de São Paulo e candidato à reeleição Fernando Haddad no encontro À Mesa com Empresários com cerca de 160 convidados em uma palestra-almoço. Haddad falou sobre a importância da renegociação da dívida para o município. “São Paulo era uma cidade insolvente, que não tinha dinheiro para nada quando eu assumi em função da dívida que tinha com o governo federal”, lembrou o prefeito de sua principal promessa de campanha em 2012. “O fato concreto é que (com a renegociação) a nossa dívida caiu de R$ 72 bilhões para R$ 28 bilhões durante o meu mandato”, afirmou.

Para Haddad, no longo prazo o projeto das ciclovias será valorizado pela população. Na City Lapa, moradores não pensam assim. Neste sábado, eles se reúnem para discutir ações para pedir, via Ministério Público, a retirada da faixa de ciclista da área residencial tombada. No À Mesa com Empresários, o prefeito disse que de forma semelhante ao que ocorreu na Praça Vilaboim, em Higienópolis, é possível rever as rotas. Seu plano é ainda reabrir o Hospital Sorocabana – fechado desde 2010 – por andar, não de uma vez, mas o projeto ainda está em estudo. Ao ser questionado sobre o Conselho Participativo Municipal que na Lapa teve eleição invalidada, o prefeito afirmou que a ideia é que os conselhos sejam geridos apenas pela sociedade civil de forma autônoma e sem interferência governamental.
Além de Haddad passaram pelo À Mesa o candidato tucano a prefeitura de São Paulo João Doria e Marta Suplicy para falar dos projetos para a Cidade. Foram muitos cafés com candidatos à Câmara Municipal.
Saímos na frente ao lançar a nova série “Vota Lapa”, na quarta-feira, com candidatos ao legislativo que moram ou tem alguma atuação na região (social ou empresarial) e nunca tiveram mandato.

O Jornal da Gente inovou quanto ao debate sobre o legislativo. Eles se inscreveram de forma espontânea para participar do evento que foi transmitido pela internet para abrir espaço de divulgação para eles. Representantes de entidades, moradores e empresários mais uma vez prestigiaram a apresentação dos 11 candidatos regionais que pleiteiam uma vaga na Câmara Municipal.

Uma semana é o tempo que resta para analisar cada candidatura antes do dia 2 de outubro. Opções não faltam para escolha nesta primavera eleitoral.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA