Bastião da democracia

0
4052

Polícia e Democracia são institutos indissociáveis. No site da Secretaria de Segurança Pública, encontramos a origem histórica do termo polícia: do grego politeia “governo de uma cidade, administração, forma de governo”, mais tarde “passando a representar a ação do governo, enquanto exerce sua missão de tutela da ordem jurídica, assegurando a tranquilidade pública e a proteção da sociedade contra as violações e malefícios”.

Assim, a Polícia é ferramenta estatal instituída para a defesa das instituições democráticas, precipuamente dos direitos e garantias fundamentais. Exatamente por isso, o constituinte inseriu o capítulo sobre a Segurança Pública no Título V da Constituição, denominado “DA DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS”. Considerando que não se pode conceber democracia sem eleições livres, de rigor é concluir que a Polícia constitui primordial garantidora do pleito municipal previsto para o próximo dia 2 de outubro, verdadeiro bastião da democracia.

Nesse contexto, a comunidade lapeana e as dos bairros vizinhos podem contar com o seu 4º Batalhão, que, sem prejuízo do policiamento cotidiano, atuará com efetivo extra nos pontos de votação, na guarda de urnas, na escolta de juízes eleitoriais e em toda a sorte de demanda específica do evento, garantindo a paz, a segurança e, em última instância, o pleito eleitoral, a que muitos denominam “Festa da Democracia”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA