Educadores comentam desafios e motivos para celebrar o Dia do Professor

0
10909

Foto: Divulgação

Divulgação
Diretorias regionais estaduais e municipais realizam ações contínuas para a qualificação de educadores

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor. A data foi escolhida porque em 1827 o Imperador Dom Pedro I instituiu um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a criação de escolas de alfabetização em todos os vilarejos da nação. Já em 1947, foi realizada a primeira comemoração do dia dedicada aos profissionais da educação. Em 1963 a data foi oficializada pelo Decreto Federal 52.682 que diz em seu artigo 3º que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.

Rosangela Valim, dirigente regional da Diretoria de Ensino Região Centro-Oeste, ressalta a importância do trabalho dos educadores. “Os professores só tem a comemorar porque trabalham com a formação de seres humanos. O professor é exemplo para essas crianças.

Cada profissional, independente da sua área de formação, não esquece de pelo menos um professor que marcou sua vida. É uma profissão fabulosa”, afirma. Ela acrescenta que um dos maiores desafios para o professor é se atualizar em relação à tecnologia. “O professor precisa ser mais atraente que a tecnologia. Tem que se manter atualizado, conectado com as crianças e usar a tecnologia a seu favor”, completa.

Marcos Manoel, diretor regional municipal de educação da DRE Pirituba, ressalta que o maior avanço que a área teve foi em relação ao acesso de alunos. “Tivemos no País um crescimento grande de pessoas frequentando (a escola), em especial representantes das camadas mais pobres. Criamos mais de 100 mil vagas na educação infantil”, afirma. Como desafio, Marcos defende a manutenção de políticas públicas focadas em educação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA