Crianças de condomínio e instituto revitalizam passarela

0
3127

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Ação educativa une crianças na revitalização da passarela da Avenida Santa Marina

Uma ação educativa reuniu crianças do condomínio do Pateo Pompeia e da Comunidade Água Branca na manhã de domingo, 30, na revitalização da passarela da Avenida Santa Marina sobre a linha férrea da CPTM, próxima à estação Água Branca.

A iniciativa partiu da ex-síndica do condomínio Pateo Pompeia, Silmara Oliveira, que vivia incomodada com a degradação do escadão. “Minha vontade sempre foi de pintar, mas como não sou artista, só pintar não ia resolver. Com o projeto da Operação Água Branca conheci o pessoal do Instituto Rogacionista e os conselheiros do projeto da Operação Água Branca. Fizemos uma vaquinha dentro do condomínio para comprar o material (tinta spray e máscaras). Foi assim que conseguimos colocar todo mundo num circuito bacana para fazer esse projeto extraordinário para o bairro. Estamos integrando crianças do Instituto Rogacionista com as do Pateo Pompeia nessa ação. A Subprefeitura da Lapa realizou a limpeza e pintura base (branca) da passarela e capinação e jardinagem das calçadas e áreas de terra do entorno e colocaram uma geladeira com minions (lado da estação Água Branca). É um projeto muito especial”, afirma Silmara que deixou o cargo no dia 13.

Sua sucessora, a síndica Fernanda Aires promete dar continuidade ao projeto com outras ações. A escadaria recebeu nova pintura com detalhes feitos pelas crianças sob a orientação do artista plástico Zito Romão, que já desenvolve oficinas com crianças de 6 a 14 anos do Rogacionista. Pais, voluntários do condomínio e da comunidade e do Conselho Gestor da Operação Urbana Água Branca participaram da revitalização.

Antes da ação, as crianças participaram de uma oficina coordenada por Zito onde foram definidos os desenhos grafitados na passagem. “Esse projeto de revitalização é importante para as crianças, mais que para a gente. Elas têm que participar dessa construção (revitalização da passarela)”, disse Zito.

Moradora da Água Branca e membro do coletivo de arte urbana de Zito, Ana Carla Pereira dos Santos conta que foi procurada por Silmara para deixar a passagem mais alegre. A passarela é o caminho de moradores, trabalhadores, universitários e principalmente de crianças e adolescentes que atravessam a Avenida Santa Marina, bloqueada pela linha férrea da CPTM, para chegar à escola na Vila Pompeia e Lapa.

Segundo a conselheira da Operação Urbana Consorciada Água Branca, Jupira Cahuy, além de deixar a passarela mais agradável, a ação contribui com o desenvolvimento cultural dos jovens moradores e propicia uma experiência inédita para todos que residem na região e transitam pela passarela.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA