Estação Barra Funda da CPTM terá ação do Dia Mundial do Diabetes

0
2586

Foto: Divulgação

Divulgação
Equipe da ADJ vai fazer testes de glicemia e dar orientação sobre a doença

A ADJ Diabetes Brasil promove a campanha de prevenção e estímulo ao diagnóstico precoce do diabetes tipo 2, na Estação Palmeiras-Barra Funda, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na sexta-feira, dia 11, das 8h30 às 16h.

Segundo a associação, o objetivo é sensibilizar o maior número de pessoas a realizarem o teste de glicemia e a prevenir as complicações causadas pela doença. O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta ou incapacidade do organismo em produzir a insulina, o que provoca aumento da glicose (açúcar) no sangue. No mundo, cerca de 16 milhões de pessoas sofrem com a doença. Só no Brasil, 106.600 mortes são registradas por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Após a realização do teste de glicemia, quem apresentar índice alterado, acima de 99mg/dL (jejum) e de 140mg/dL (2 horas após refeição ou aleatório) serão encaminhadas para o balcão de orientação no próprio evento. Além de informações básicas sobre o diabetes também será oferecido apoio educacional gratuito da ADJ. A campanha é uma das iniciativas da entidade que atende gratuitamente pessoas com todos os tipos de diabetes, independente da faixa etária e classe socioeconômica, oferecendo um trabalho integrado por uma equipe multidisciplinar.

A equipe da ADJ (com sede na Rua Padre Antônio Tomás, 213, telefone 3675-3266) procura conscientizar as pessoas para as causas e prevenções da doença além de alertar sobre possíveis complicações para quem ainda não foi diagnosticado e os riscos sobre o mau controle. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, 46% das pessoas que apresentam a condição não sabem que tem a doença.  Outras informações pelo site da ADJ (www.adj.org.br).

Dia Mundial do Diabetes

Celebrado em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes é visto como a maior iniciativa mundial em torno da doença. Criada em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a data foi escolhida em homenagem ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebeu o Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA