Comid Lapa pede à Soninha criação de ala para idosos no Sorocabana

0
2773

Foto: Maria Isabel Coelho

Maria Isabel Coelho
Soninha com Márcia Lucchesi e Laís Taranto da Comisão de Idosos da Lapa

A futura secretária de Desenvolvimento Social, Soninha Francine se reuniu na manhã de terça-feira (22) com as assistentes sociais e representantes da Comid Lapa (Comissão de Idosos da Lapa) Márcia Lucchesi e Laís Taranto, para discutir projetos e ações voltados à saúde do idoso.

Márcia explicou que a Comid Lapa luta pela revitalização do Hospital Sorocabana (fechado desde 2010) com uma ala destinada aos idosos. Elas entregaram um ofício à Soninha que pede também a ampliação do Programa de Acompanhamento do Idoso (PAI) – Região da Vila Romana – gerida pela Organização Social Associação Saúde da Família (ASF), para atendimento aos idosos na Lapa de Baixo e a reavaliação da Rede de Defesa e Proteção ao Idoso – RDPI – Lapa (CRAS), com a participação dos movimentos sociais e moradores na coordenação.

Para Soninha, o prédio do Sorocabana deve ser revitalizado em etapas. “A ala para idosos, a partir da próxima gestão, fará parte da minha pasta. O hospital tem exigências muito sofisticadas e não dá para fazer uma reforma meia boca. O prédio sem manutenção há anos (fechado desde 2010) está em condições precárias nas instalações elétricas, hidráulicas, umidade nas paredes e telhado. Se fosse só isso, já seria caro, agora para adaptar um hospital de verdade com as instalações que precisam ter hoje, quantidade de banheiros para número de leitos, sala de enfermagem, etc, seria uma irresponsabilidade do ponto de vista da economicidade de uma obra pública. Agora fazer outro tipo de equipamento de saúde, sim. Aquele prédio, de acordo com os padrões atuais de saúde, vai custar três vezes mais do que custaria um hospital novo. Se me pedirem para apoiar a reabertura do Sorocabana como hospital, eu não vou concordar, agora se for para aproveitar o prédio, como já vem sendo feito, com outras atividades, paulatinamente, como por exemplo, equipamento de atendimento e acolhimento e até de permanência de idosos é outra história, passa a ser viável”, afirma Soninha.

Laís lembrou a importância do hospital para a região, que sofre com a falta de leitos e atendimento pelo SUS.

Moradores de rua – Márcia e Laís também discutiram com a futura secretária a questão dos moradores de rua que ficam no complexo do Sorocabana e lembraram que eles necessitam de acompanhamento psicossocial e acesso ao SUS. Soninha se comprometeu a apoiar os projetos da Comid Lapa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA