Memorial da Inclusão promove ações educativas

0
6851

Foto: Divulgação

Divulgação
Memorial da Inclusão reúne documentos que retratam as conquistas dos deficientes

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência desenvolverá pelo Memorial da Inclusão ações educativas sobre os direitos das pessoas com deficiência. O projeto que vai até o dia 2 de dezembro beneficiará quatro mil funcionários públicos, mil professores e doze mil jovens da rede pública de todo o Estado.

Serão realizadas quatro edições do curso à distância “Direitos da Pessoa com Deficiência: igualdade e diversidade humana”, voltado para funcionários públicos municipais e estaduais das áreas da saúde, educação, segurança e desenvolvimento social.

Ainda, será feita a adequação do conteúdo histórico da exposição permanente do Memorial da Inclusão para uma linguagem lúdica e adaptada ao público infanto-juvenil, com desenvolvimento de jogos e brincadeiras voltadas aos jovens e a execução de atividades de formação específica para professores da rede pública através de palestras, rodas de conversa e atividades ligadas à história da deficiência, pedagogia, inclusão escolar e a realidade nas salas de aula.

O projeto nasceu a partir de uma demanda crescente de preparação e sensibilização dos corpos docente e discente para lidar com a diversidade e mudar o conceito de “educação especial” para a tendência da inclusão.

O Memorial da Inclusão foi inaugurado em dezembro de 2009 com o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às iniciativas que incentivaram as conquistas e oportunidades para as pessoas com deficiências.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA