Tradição e fé lapeana

0
3913

Ainda que tímida, a decoração em lojas e shoppings dão um ar natalino à região do centro comercial da Lapa. As casas e prédios ganham o colorido da iluminação típica de Natal. A Associação de Comerciantes do Mercado da Lapa investe em enfeites reciclados para lembrar os clientes da época de variedades em produtos para as festas de fim de ano.

Faltando um mês para o Natal, a expectativa é de aquecimento nas vendas do comércio, depois de meses de crise. Nas casas, as famílias iniciam a iluminação e montagem das árvores para o feriado religioso – celebrado em 25 de dezembro –, dia do nascimento de Jesus Cristo que também é comemorado por pessoas não cristãs.

Nesse clima de confraternização que o Conselho das Associações Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consabs), moradores, empresários, igrejas e entidades realizam o Natal Comunitário. Uma tradição que completa 18 anos com celebrações, apresentações de corais, presépio e a chegada do Papai Noel.

Em época de fraternidade, o evento comunitário traz a campanha “Leite – Alimento da Vida” com coleta de doações de leite em pó ou longa vida a partir deste sábado nas paróquias da região. Quem quiser contribuir com a campanha tem até o dia 4 de dezembro para fazer a doação. A arrecadação terá destino nobre: será dividida para entidades sociais.
A programação do tríduo de Natal começa na noite da próxima sexta-feira com missa na

Paróquia São João Maria Vianney da Praça Cornélia. Além da missa, quem for à igreja terá a oportunidade de assistir a apresentação do Coral da Paróquia Nossa Senhora da Lapa. A segunda celebração será na Paróquia Santo Estevão Rei da Vila Anastácio na tarde de sábado (3) com apresentação dos Corais Católicos Reunidos “São Francisco de Assis e São Mateus Apóstolo”. No último dia do evento, domingo (4), a Praça John Lennon será palco da abertura do presépio (9h30), seguida da chegada do Papai Noel e da benção das imagens do Menino Jesus pelo bispo Regional da Lapa Dom Julio Endi Akamine, além de apresentação dos Corais do Colégio Santo Ivo e Escola Fazarte.

Como já é tradição, às 18h haverá a procissão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima da Vila Leopoldina até a Praça John Lennon para celebração pelo Monsenhor Tarcísio Justino Loro e apresentação do Coral Interlúdio, fechando a programação que só será transferida para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima se chover muito forte, como ocorreu no ano passado.

Assim como a praça, a festa natalina é ponto de encontro de famílias e velhos e novos amigos há 18 anos. O evento segue a tradição que começou com o saudoso Boneli, líder comunitário falecido em 2010, com o objetivo de reunir entidades, moradores e velhos e novos amigos para o momento de confraternização é fé.

Aos empresários, igrejas e entidades envolvidas na organização, basta manter o encanto dessa tradição dessa manifestação de fé e amor ao próximo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA