Gestão do otimismo

0
3590

Há tempos não se via tanta expectativa, positiva, com relação à administração da região pelo escolhido para comandar a Prefeitura Regional da Lapa. A onda do prefeito-gestor João Doria parece contaminar a todos. O discurso de eficiência agrada. As associações, entidades e empresários tem dispensado uma atenção especial ao escolhido prefeito regional da Lapa, Carlos Fernandes – que traz experiência da época que foi subprefeito da Lapa (2010 a 2011). Ele sabe que de lá pra cá muita coisa mudou, mas alguns problemas persistem como a falta de recursos e equipes para uma área de mais de 40 quilômetros quadrados, com seis distritos com características diferentes, que tem que administrar. Entre os campeões de reclamações está a poda de arvores e corte de grama. “Tenho uma equipe de grama”, disse ele nos encontros que teve nesse um mês de gestão. Reuniões são corriqueiras, mas a quarta-feira foi marcada por muitos encontros. Pela manhã Fernandes se reuniu com empresários da Avenida Francisco Matarazzo, trecho entre o Viaduto Antarctica e Pompeia. Segundo ele, os empresários daquele trecho se mostraram abertos a contribuir para melhoria do entorno que envolve dois shoppings e uma arena de jogos e eventos, a do Palmeiras. “Eles estão preocupados com o entorno. Eles estão dispostos a ajudar e nós estamos abertos a esse diálogo”, afirmou. Depois participou de um almoço com os rotarianos da Lapa onde falou dos desafios e planos da gestão. “A gestão Doria vem mexer nas estruturas do ponto de vista da eficiência e serviços de melhor qualidade ao cidadão. Já foram feitos 141 mil atendimentos na saúde (exames no Corujão), uma promessa de campanha do prefeito Doria. O programa “Corujão da Saúde” completou 30 dias de lançamento na sexta-feira (10). Outros 270 mil procedimentos já estão agendados para serem feitos até o mês de abril. É envolver a sociedade emanada com o poder público”.

Fernandes faz uma verdadeira campanha para que empresários e moradores adotem praças. Seria uma maneira de melhorar a manutenção do verde na região e liberar a única equipe de grama para outros locais que permanecem sob-responsabilidade do poder público local. Ele também esteve na reunião do grupo gestor da Operação Urbana Água Branca que discute os investimentos de recursos arrecadados em projetos para região e a noite ele se reuniu com associados e convidados da Distrital Oeste da Associação Comercial de São Paulo. Em todos os encontros, Fernandes destacou que a gestão será pautada por eficiência e transparência. Além dos canais tradicionais 156, via internet e e-mail, ele promete criar novo meio de comunicação para receber as demandas, via whatsapp. Sua proposta segue o discurso de atender a população com mais rapidez. Hoje com poucas equipes, ele diz que se tiver a ”necessidade” vai buscar a solução. Ou seja, vai buscar recursos para mais equipes. Sua proposta é que a comunidade não reclame e sim aponte os problemas. Como ele mesmo disse, a comunidade vê o que a prefeitura não vê.

Seu discurso atrai cada vez mais a atenção de pessoas dispostas a ajudar na melhoria da região, mas é preciso que deixe claro que a contrapartida será a benfeitoria para quem contribui e para toda a população. Assim não fica a sensação de que será um Carnaval de ofertas do toma-lá-dá-cá. Aliás, o Carnaval será seu primeiro grande desafio neste início de gestão com desfile de mais de 30 blocos pela região.

A expectativa é que o discurso otimista e o pique de Carlos Fernandes nesse primeiro mês se estendam por todo período da gestão Doria, com a transparência e os resultados prometidos para todos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA