Carnaval e prevenção

0
3312

O Carnaval 2017 começou e com ele o aquecimento de alguns setores. Empresas especializadas em eventos, alimentação e hospedagem aproveitam o período para fugir da crise e incrementar o faturamento. A reciclagem de materiais também cresce durante a festa de Momo. Os ambulantes aproveitam para um faturamento extra. É que o Carnaval de Rua de São Paulo tem se revelado um sucesso de público este ano. Os blocos vêm arrastando multidões, mas a crise também dá um empurrãozinho para engrossar o cordão de foliões. Sem dinheiro para viajar ou assistir aos desfiles das Escolas de Samba no Anhembi, muitos foram para rua garantir a diversão.

O rodízio de veículos está suspenso até a quarta-feira de Cinzas, o que facilita o trânsito de foliões de um lado ao outro da Cidade. Cerca de 400 desfiles de blocos foram programados pela Prefeitura para esse Carnaval. Na área da Prefeitura Regional Lapa foram cadastrados mais de 30, sendo que 14 deles tomaram as ruas da região no fim de semana passado e 18 ainda estão por desfilar entre esse final de semana e o dia 5 de março, quando se encerra de Carnaval de rua. Até os usuários do Centro Dia do Idoso da Prefeitura (da Rua Vespasiano) foram contagiados pelo clima de folia. Eles formaram um bloco e desfilaram pelo quarteirão na quinta-feira. Quem gosta da brincadeira, pode aproveitar para rasgar a fantasia.

Para se prevenir de outro Carnaval: o da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, quem for viajar deve eliminar qualquer recipiente com água parada – como pratinho de planta – ambiente propício para procriação do Aedes.

Como prevenir é melhor que remediar, outro alerta aos foliões é quanto ao uso de camisinha. Para não ter surpresas – como gravidez indesejada ou contaminação por doenças sexualmente transmissíveis – após o Carnaval, o preservativo distribuído em unidades de saúde e terminais de transporte urbano, deve fazer parte da fantasia. A Unidade de Serviço Especializado DST/AIDS (Rua Tomé de Souza, 30 – Lapa) iniciou ação de distribuição dos preservativos em Escolas de Samba, barracões e desfile de blocos. Também é possível retirar camisinhas grátis no terminal de ônibus da Lapa (Praça Miguel Dell’ Erba, Rua Guaicurus), na unidade AMA Sorocabana (Rua Catão) e Pronto Socorro da Lapa (Avenida Queiroz Filho).

Com essas medidas, a diversão fica garantida. As opções perto de casa, que se pode chegar a pé, são seguras e de baixo custo. Basta escolher o bloco na programação desta edição do Jornal da Gente ou consultar o aplicativo lançado pela Prefeitura de São Paulo – Carnaval de Rua de São Paulo – e cair na folia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA