Escola da Lapa simula processo eleitoral para crianças

0
3785

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Alunas do 1º ano após participarem de sua primeira votação

A Escola Estadual Alfredo Paulino, no Alto da Lapa, realiza anualmente um exercício de cidadania e consciência com seus alunos. As crianças de 6 a 10 anos aprenderam como funciona o processo eleitoral e a importância do voto na quarta-feira (5) durante as eleições do grêmio estudantil.

Os candidatos apresentaram propostas como gincanas e a criação de um cantinho de leitura. A diretora da unidade Rosangela Yarshell explica como foram organizadas as chapas. “No ano passado a chapa eleita era formada apenas por alunos do quinto ano, mas como eles mudam de escola a partir do sexto ano ficamos sem grêmio estudantil, apenas com um temporário. Então este ano todas as chapas contam com alunos de todas as séries”, declara.

O Cartório da 250ª Zona Eleitoral, na Lapa também participou e cedeu duas urnas eletrônicas para a realização da votação. Foi nítida a animação das crianças com o seu primeiro pleito.

Exemplo de superação

A escola Alfredo Paulino oferece inclusão para alunos com necessidades especiais. Um exemplo de sucesso é o de João Pedro Viana, aluno do 5º ano com autismo severo. Apesar das limitações, ele foi bem integrado às atividades da escola e hoje participa do jornal da unidade, o Alfredinho, onde escreve diversas matérias com um grupo de outros alunos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA