Mostra “Agora somos todxs negrxs?” no Galpão VB

0
1808

Foto: Divulgação

Divulgação
Foto tirada no Haiti pela Frente 3 de Fevereiro e Peetssa que está na exposição

A Associação Cultural Videobrasil recebe em sua sede na Vila Leopoldina, o Galpão VB, a mostra “Agora somos todxs negrxs?”, exposição que reúne a jovem produção negra brasileira e também artistas consagrados.

As mais de 20 obras, entre vídeos, fotografias, desenhos, esculturas, instalações e performances, abordam questões raciais e de gênero, como o crescente protagonismo do feminismo negro e o transfeminismo nas lutas sociais e estéticas. O título da exposição é inspirado no Artigo 14 da Constituição do Haiti, de 1805, e pretende colocar em perspectiva o papel de negras e negros na sociedade brasileira. “Aponta para uma nova situação política, na qual lutamos, em cada prática artística individual e coletiva, pela expressão de uma voz historicamente silenciada”, afirma o curador Daniel Lima.

Participam da exposição os trabalhos de Ana Lira, Ayrson Heráclito, Daniel Lima (curador), Dalton Paula, Eustáquio Neves, Frente 3 de Fevereiro, Jaime Lauriano, Jota Mombaça, Luiz de Abreu, Musa Michelle Mattiuzzi, Moisés Patrício, Paulo Nazareth, Rosana Paulino, Sidney Amaral e Zózimo Bulbul.

A visitação é gratuita e vai até 16 de dezembro, de terça a sábado, das 12h às 18h. Estão programadas diversas atividades abertas ao público, como encontros e debates com o curador, artistas e pensadores do tema, além de apresentações e performances de coletivos de artistas. No sábado (16), a partir das 14h, o ZAP (Zona Autônoma da Palavra) reúne poetas, MCs e escritores para disputar um campeonato de poesia falada. Outros debates e rodas de conversa acontecem nos dias 14 de outubro e 18 de novembro, a partir das 14h, e no dia 16 de dezembro será realizada a exibição de um documentário, às 15h. O Galpão VB fica na Avenida Imperatriz Leopoldina, 1150.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA